Segunda, 18 de março de 201918/3/2019
ECONOMIA
Ivinhema já é destaque no plantio de soja no vale do Ivinhema
Com mais de 20mil hectares plantado de soja o município destaca no vale do Ivinhema.
Redação Ivinhema - MS
Postada em 14/03/2019 ás 08h34
Ivinhema já é destaque no plantio de soja no vale do Ivinhema

Foto: Paulo Cesar

O crescimento de Ivinhema nos últimos 15 anos transformou o município num importante polo de desenvolvimento na agricultura familiar e na geração de agroenergia por meio das usinas sucroenergéticas que se instalaram no local graças à política de incentivo criada pelo poder público municipal. O resultado da gestão empreendedora do prefeito Tuta que já é destaque a nível nacional.





Município de Ivinhema que esta localizada a 290 km da capital Campo Grande, vem se destacando na região do vale do Ivinhema como uns dos maiores produtores de soja da região, com a estimativa de mais de 20 mil hectares plantados segundo a AGRAER do município.


Dado comprovam que o plantio vem crescendo ano a ano, e que o município vem destacando no agronegócio. Este destaque mostra que o município esta diversificando na agricultura.


 Nos meatos dos anos 80 / 90 e 2000, o café e a mandioca já eram destaque no estado e até o nível nacional e alavancava a economia local onde Ivinhema alcançou o ranque da capital do café e da mandioca. Mesmos com estas diversidades o município ainda detém o títulos da capital da mandioca e do café e esta entres os maiores produtores da bacia leiteira do estado. Além do boi do leite a agricultura familiar fomenta a economia local que é uma das fontes de renda do pequeno agricultor Ivinhemense.





O município que é tradicional na agricultura família agora vem dividindo esta fatia com a chegada da soja no município. Varias propriedades de grandes portes vem aderido a esta lavoura que vem sendo destaque na região do vale do Ivinhema.


 Segundo a presidente do Sindicato Rural de Ivinhema, Edy Elaine Biondo Tarrafel,devido à fertilidade do solo, o município pulou de cinco para 20 mil hectares na área dedicada ao cultivo da soja, no período de dois anos. O plantio da oleaginosa em Ivinhema acompanha a média estadual e já ultrapassa os 70% do total da área. Mato Grosso do Sul está com 72% do plantio concluído, segundo dados divulgados pelo presidente da Aprosoja/MS, durante o Circuito Aprosoja. A média é 12,3% maior em relação ao mesmo período do ano passado.


O secretário de agricultura Edson Correa, relatou na sua fala, a importância da diversidade de lavoura no município de Ivinhema.


Temos muitas propriedades de grandes portes e muitos fazendeiros estão deixando a tradicional pecuária e imigrando para cana que é mais rendável, mas a soja vem ganhado espaço em terras que o grão nunca foi protagonista, “isso mostra que o município de Ivinhema tem um grande potencial para o desenvolvimento do agronegócio”, relata Correa.


O prefeito Eder Uilson França Lima (Tuta do PSDB),destacou a importância  desta diversidade na agricultura Ivinhemense. Nesses dois anos Ivinhema atraiu agricultores de estados como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e de municípios vizinhos, como Naviraí. “Somos um polo em diversas culturas. Tornamo-nos os maiores produtores de mandioca de MS, temos plantações de café, urucum, hortifrúti, cana-de-açúcar, suínos, aves, áreas de bovinocultura de corte e agora crescendo no cultivo de soja e milho. Temos a terra produtiva como diferencial e isso valorizou muito as terras da região”, destaca o prefeito.

FONTE: Assessoria
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium