
A força transformadora da leitura e da cultura como instrumentos de ressocialização foi reconhecida internacionalmente. O projeto “Leitura e Cultura: ferramentas de transformação pessoal e social”, desenvolvido pelo Campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em Naviraí, em parceria com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), foi premiado com o Selo ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) Educação 2024, concedido pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).
A certificação foi entregue durante uma solenidade realizada na última semana, na capital, com a presença de representantes da Agepen, como a chefe da Divisão de Educação, Rita de Cássia Argolo Fonseca, e a diretora do Patronato Penitenciário de Naviraí, Neide de Oliveira Alves.
O reconhecimento internacional veio por meio do Selo ODS, que certifica práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com foco especial no ODS 4 – Educação de Qualidade. Em 2024, o Brasil teve 909 iniciativas certificadas, pertencentes a 74 instituições de ensino que impactaram diretamente mais de 1.800 comunidades.
Realizado desde 2021, o projeto atua diretamente na PSMN (Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí) e no Patronato Penitenciário da cidade, promovendo ações de leitura literária, reescrita de textos e atividades culturais com custodiados e egressos. A iniciativa estimula o desenvolvimento educacional, cultural e social, ao mesmo tempo em que contribui para a remição de pena e amplia as perspectivas de reinserção social dos participantes.
A proposta do projeto surgiu a partir de uma demanda da PSMN, coordenada a época pela policial penal Valdirene de Góes Domingos, que buscou a parceria com a UFMS, e, ao longo dos anos, foi expandida e fortalecida com implementação no Patronato, sob coordenação do policial Florindo Tonelli.
Iniciado com 80 vagas, hoje já atende 100 participantes e proporciona também formação prática a estudantes de Pedagogia da UFMS, unindo ensino, pesquisa e extensão. A iniciativa conta com ações como seleção de obras literárias, orientação na reescrita de textos e realização de eventos como o Sarau Literário, que envolveu familiares dos participantes em uma celebração da arte e da literatura.
O sucesso da iniciativa resultou na renovação do Acordo de Cooperação entre a UFMS e a Agepen, a formalizando o compromisso institucional com a continuidade e a ampliação do projeto.
Mais que uma certificação, o Selo ODS Educação representa o reconhecimento da eficácia das ações educacionais dentro do sistema prisional e destaca o papel essencial da educação como caminho para a dignidade, a transformação e a reintegração social.
Comunicação Agepen
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 26°


