
Movimentada, a agenda da próxima semana na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), de 23 a 27 de junho, conta com a realização de dois seminários, sessão solene, reuniões de comissões, sessões plenárias e o 3º Arraiá ALEMS que fecha a semana com a festa da diversão e solidariedade na rampa da Casa de Leis.
Segunda-feira (23)
A semana inicia com o Curso de Libras, na Sala Multiuso, na segunda-feira (23), que começa às 14h, por iniciativa da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet. O curso é voltado ao servidor da ALEMS, e acontecer todas as segundas-feiras das 14h às 16h, até o dia 10 de novembro, sendo ministrado pelos intérpretes Cláudio Vasques, Juliana dos Santos e Larissa Sisti, que atuam na TV Assembleia.
Terça-feira (24)
Na terça-feira (24), na sala Deputado Cabo Almi, a partir das 8h, a Comissão de Educação, Cultura e Desporto recebe a diretora-presidente da Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (FUNDEB), Maria Cecília Amendola da Mota, para apresentação das ações e prestação de contas da entidade. A proposição do encontro é do presidente do grupo de trabalho, deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos).
Também a partir das 8h, acontece a visita dos alunos do Colégio Master - High School Americano, localizado na Chácara Cachoeira, em Campo Grande. Os alunos foram convidados pelo deputado e 1º secretário da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), e conhecerão o prédio e parte da história do Parlamento Estadual. Durante as visitas guiadas, os estudantes percorrem as dependências do Palácio Guaicurus, e conhecem a dinâmica do que acontece na Assembleis Legislativa, a sessão plenária, entre outras reuniões.
Quarta-feira (25)
Prevista a realização da reunião ordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), a partir das 8h de quarta-feira (25). O grupo se reúne no Plenarinho Deputado Nelito Câmara para avaliar a juridicidade, constitucionalidade e legalidade das matérias enviadas, ou originadas no Legislativo Estadual. A CCJR é presidida pelo deputado Caravina (PSDB) e integrada pelos deputados Junior Mochi (MDB), vice-presidente; Paulo Duarte (PSB), Pedrossian Neto (PSD) e Neno Razuk (PL).
No Plenário Júlio Maia, às 13h, por proposição da deputada Gleice Jane (PT), em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (COREN/MS), o Seminário “Desafios na Gestão em Saúde: Enfrentamento à violência contra os profissionais de Enfermagem”. Uma das diretrizes do debate é o relatório final da pesquisa perfil da enfermagem no Brasil, realizado pela COFEN e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A noite, a partir das 19h, a Casa de Leis é palco, no Plenário Júlio Maia, da Sessão Solene em comemoração aos 117 anos da Imigração Japonesa no Brasil. Durante o evento, proposto pelo deputado Roberto Hashioka (União), será outorgada a Comenda da Comunidade Japonesa “Terra do Sol Nascente”. O evento celebra a memória e história dos antepassados e primeiros imigrantes japoneses, que chegaram no navio Kasato-maru ao porto de Santos no dia 18 de junho de 1908.
Quinta-feira (26)
A quinta-feira (26) começa com a reunião extraordinária da CCJR, convocada previamente pelo presidente do grupo de trabalho, deputado Caravina (PSDB). Os membros da CCJR se reúnem a partir das 8h, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara.
À tarde, a partir das 13h, acontece o 10º Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, no Plenário Júlio Maia. A proposição é do deputado Renato Câmara (MDB), vice-presidente da ALEMS e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa. O evento tem o objetivo de trazer à tona a reflexão sobre o envelhecimento com dignidade e garantida dos direitos desse público sul-mato-grossense, sendo uma das principais ações da campanha Junho Prata, nome alusivo aos cabelos grisalhos e prateados da pessoas da terceira idade, instituída pela Lei Estadual 5.215/2018 .
Sexta-feira (27)

Na sexta-feira (27), acontece o 3º Arraiá da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a partir das 18h, na rampa da ALEMS. A entrada do evento é gratuita. Haverá espaço kids e comidas típicas, que serão vendidas para arrecadação de fundos revertidos à diversas entidades sociais. Venha prestigiar e traga toda sua família!
Sessões plenárias
As sessões plenárias são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 9h, no Plenário Júlio Maia. É durante as sessões que acontecem os debates com temas de interesse da sociedade e as votações dos projetos que norteiam a legislação estadual em favor do cidadão.
Agenda
A agenda oficial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul pode ser alterada para acréscimo ou retirada de eventos. Todos os eventos são abertos ao público e à imprensa. Acesse a programação contida na agenda do Poder Legislativo, diretamente por este link.
Fique por dentro
Acompanhe a divulgação completa pelas redes sociais oficiais no Facebook , Instagram , X e Youtube . O evento terá a cobertura completa pelo Portal da ALEMS , onde você também encontrará a galeria de imagens. Informações sobre esse e outros eventos ainda pelos canais 7.2, sinal aberto da TV ALEMS, e no canal 9 da Claro NET TV, e ainda no link TV ALEMS , sinal aberto da Rádio ALEMS na FM 105.5, ou no link Rádio ALEMS .
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 26°


