
Um relatório recente da Organização Mundial da Saúde (OMS), State of the World’s Nursing 2025, revela que, apesar do crescimento global no número de profissionais de enfermagem, a distribuição desses profissionais de saúde permanece altamente desigual. O número atingiu 29,8 milhões em 2023.
Segundo o estudo, aproximadamente 78% dos enfermeiros do mundo estão concentrados em países que abrigam apenas 49% da população global. Ainda de acordo com a OMS, o déficit mundial de profissionais no setor caiu de 6,2 milhões em 2020 para 5,8 milhões em 2023, com projeção de queda para 4,1 milhões até 2030.
Situação Brasileira
Dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) mostram que o Brasil tem 783.566 enfermeiros. O estado de São Paulo se destaca com 191.160 profissionais.
Para o presidente da Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética), Raul Canal, a distribuição desigual de profissionais de enfermagem, assim como a de médicos, pode impactar o acesso da população aos serviços de saúde em diferentes regiões do país. "A questão envolve não apenas a alocação de profissionais, mas também aspectos estruturais da gestão pública da saúde, que variam conforme o nível de organização e os recursos disponíveis em cada ente federativo", disse.
O especialista destaca que há caminhos possíveis dentro do ordenamento jurídico para enfrentar essa situação. “A legislação permite a criação de instrumentos de cooperação entre União, estados e municípios para a qualificação e redistribuição de recursos humanos na atenção básica. Para que essas iniciativas tenham resultados consistentes, é importante considerar também fatores como infraestrutura, desenvolvimento de planos de carreira e condições adequadas para o exercício profissional", completou.
Anadem
A Anadem foi criada em 1998. Como entidade que luta pela categoria e pelos seus direitos, promove o debate sobre questões relacionadas ao exercício da medicina e da odontologia, além de realizar análises e propor soluções em todas as áreas de interesse dos clientes, especialmente no campo jurídico.
Mato Grosso do Sul Unidade móvel do Hemosul faz primeira ação em Ribas do Rio Pardo e coleta 273 bolsas de sangue
Mato Grosso do Sul Casa da Saúde altera atendimento no período de Carnaval e orienta a população
Mato Grosso do Sul Carnaval 2026: SES garante distribuição de 1,3 milhão de preservativos para fortalecer prevenção às ISTs
Mato Grosso do Sul Secretaria de Saúde de MS, OPAS e Ministério da Saúde alinham ações prioritárias para 2026
Mato Grosso do Sul Seminário reuniu especialistas e mobilizou 29 municípios para fortalecer a rede de saúde mental
Mato Grosso do Sul Leve a saúde junto no bloco! Confira dicas importantes da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul UBS, UPA, hospital ou Samu: você sabe, caso a caso, onde buscar atendimento no SUS?
Mato Grosso do Sul Ciclo 4 do PlanificaSUS aposta em indicadores e governança para qualificar o SUS em MS
Mato Grosso do Sul SES antecipa repasse de recursos e reforça apoio à Santa Casa de Campo Grande Mín. 23° Máx. 39°


