
Jovens altamente capacitados de diversas regiões do País e participantes do Programa Trainee de Gestão Pública do Governo de Mato Grosso do Sul foram recepcionados nesta manhã por gestores, coordenadores, secretários estaduais e pelo governador Eduardo Riedel, responsável pela implantação desta iniciativa em 2015, quando ainda era secretário de Governo e Gestão Estratégica.
Em uma conversa informal com os 20 profissionais, Riedel destacou o modelo e o conceito de gestão e governança que visa trazer mais agilidade e eficiência nos serviços e entregas públicas para a sociedade sul-mato-grossense. A maioria dos profissionais possuem duas formações acadêmicas e contam com experiências nos setores público, privado e organizações sociais.
"É uma alegria muito grande ouvir a história de cada um de vocês e observar como elas vão se moldando no que imaginamos para o Estado, nas experiências que vocês trazem de fora, do Sudeste, Sul, Nordeste e Norte do País, é muito enriquecedor. Eu acredito muito nessa força de transformação, até porque estamos numa sociedade que se transforma muito mais rápido do que a capacidade do poder público. O público é mais lento, é mais conservador, e ele tem os seus regulamentos e tem de ter muitos deles, mas eles vão numa contramão da dinâmica do que é a sociedade exige, porque o resultado final é para as pessoas", completou.
Riedel ainda lembrou que o Estado tem como meta atuar em quatro eixos. "Vocês podem estar certos que nas áreas que vão atuar, todas as políticas públicas perpassam pela prosperidade, inclusão social e digital e pela sustentabilidade", justificou.






Thassia Renata da Silva é formada em Administração Pública e veio de Araraquara, no interior paulista. "Eu me mudei para cá há duas semanas, mas já conhecia o Mato Grosso do Sul desde criança. Me interessei pelo Programa porque justamente oferecia uma oportunidade na minha área", conta a jovem.
A nova turma, composta por profissionais do Direito, Relações Internacionais, Meio Ambiente, entre outras áreas, atuará em diversas secretarias, agências e fundações do Governo do Estado. Ao longo dos anos, o Programa já reuniu mais de 100 jovens.
Naama Marina Rangel tem 26 anos, formada em Direito e Relações Internacionais, se declara encantada pela riqueza cultural e econômica de Mato Grosso do Sul. "Um estado novo, mas que tem um potencial muito grande de crescimento e eu sempre fui apaixonada por áreas correlatas a políticas públicas e vi uma oportunidade de aplicar o meu conhecimento técnico e teórico", argumenta.
Ao saudar os novos integrantes do Programa de Trainee, o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, enfatizou o objetivo central, que é colaborar na elaboração, diagnósticos e monitoramento de projetos estratégicos, num movimento coordenado de inovação, ousadia e transformação do Estado.
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 26°


