
Sucesso do evento reforça Dourados como referência na construção de políticas públicas de acolhimento e integração de migrantes, evidenciando o esforço conjunto entre estado, município e sociedade civil para garantir cidadania a todos, independentemente de sua origem

Mutirão de atendimentos aos migrantes e refugiados aconteceu no complexo esportivo Jorjão.Divulgação/Assecom
Sucesso do evento reforça Dourados como referência na construção de políticas públicas de acolhimento e integração de migrantes, evidenciando o esforço conjunto entre estado, município e sociedade civil para garantircidadania a todos, independentemente de sua origem
Quinto município do país que mais acolheu venezuelanos no período entre abril de 2018 e janeiro de 2024 – aproximadamente 4.200 migrantes e refugiados -, Dourados sediou no sábado (21), o mutirão Migra-Ação, organizado pelo Comitê Estadual para Refugiados, Migrantes e Apátridas (Cerma/MS), em parceria com a Prefeitura de Dourados e diversas instituições, ultrapassou 300 atendimentos diretos, fortalecendo o compromisso da cidade com a inclusão, cidadania e acolhimento à população migrante internacional.
Entre os destaques da programação, o Centro de Atendimento ao Imigrante (CAI) realizou 64 procedimentos de regularização documental, incluindo agendamentos e orientações que permitirão o acesso dos migrantes a programas sociais e benefícios governamentais.
A Polícia Federal, em colaboração com o CAI e a Coordenadoria Especial de Políticas para os Imigrantes, efetuou 53 atendimentos voltados ao esclarecimento de dúvidas sobre processos de naturalização, status de refugiado e encaminhamentos para atendimentos presenciais na Delegacia da PF em Dourados.
Já a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participou oferecendo orientações sobre o acesso e atualização do Cadastro Único (CadÚnico), programa essencial para garantir inclusão social. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) disponibilizou cortes de cabelo gratuitos e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) atuou na assessoria jurídica e orientação para revalidação de diplomas acadêmicos, contribuindo com a inserção profissional e acadêmica dos migrantes.
O evento também celebrou a integração cultural por meio do I Torneio da Amizade de Futebol Society, com a participação de equipes formadas por membros das comunidades haitianas, venezuelanas e africanas residentes em Dourados. A equipe venezuelana sagrou-se vencedora da competição, desenvolvida em clima de respeito, confraternização e alegria.
Para Luz Milla Parra Monroy, coordenadora especial de Políticas para os Imigrantes, o evento foi muito bom, “pois as parcerias esclareceram dúvidas e acolheram a comunidade imigrante com carinho e respeito”. A secretária municipal de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, destacou que “o Migra-Ação mostra uma Dourados acolhedora e comprometida com o amparo social de todos que aqui residem”.
Já o coordenador de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de Dourados, Luiz Carlos Calado, ressaltou o empenho da atual gestão na garantia de direitos e dignidade para todos: “Eventos como esse reafirmam o compromisso do prefeito Marçal Filho, que tem se mostrado incansável na construção de uma cidade empática, justa e humana, garantindo aos migrantes condições reais de bem-estar, acesso à saúde, educação e oportunidades.”
Para os organizadores e parceiros, o sucesso do Migra-Ação: Integração reforça Dourados como referência no interior do Brasil na construção de políticas públicas de acolhimento e integração de migrantes, evidenciando o esforço conjunto entre estado, município e sociedade civil para garantir cidadania a todos, independentemente de sua origem.
LUTO Morre aos 86 anos o médico Dr. Arildo Loper, que marcou a história da medicina em Ivinhema
IVINHEMA Secretaria de Habitação e Trabalho divulga vagas de empregos
IVINHEMA Ataques de onças assustam produtores e provocam prejuízos em propriedades rurais de Amandina
IVINHEMA Bombeiros Militares realizam parto de emergência dentro da viatura
Legislativo - MS Agenda: Seminário, sessões plenárias e solene acontecem em julho na ALEMS
Mato Grosso do Sul Com mais de 1,4 mil documentos emitidos, mutirões do ‘Novo RG’ avançam pelo Estado
Legislativo - MS Proposta amplia e fortalece o diagnóstico precoce de autismo em MS
Mato Grosso do Sul Prêmio Fundect: MS valoriza ciência, tecnologia e inovação e anuncia mais R$ 38,6 milhões para pesquisa
Mato Grosso do Sul Regularização fundiária avança com entrega de 88 títulos em três assentamentos de MS Mín. 20° Máx. 35°


