
Sucesso do evento reforça Dourados como referência na construção de políticas públicas de acolhimento e integração de migrantes, evidenciando o esforço conjunto entre estado, município e sociedade civil para garantir cidadania a todos, independentemente de sua origem

Mutirão de atendimentos aos migrantes e refugiados aconteceu no complexo esportivo Jorjão.Divulgação/Assecom
Sucesso do evento reforça Dourados como referência na construção de políticas públicas de acolhimento e integração de migrantes, evidenciando o esforço conjunto entre estado, município e sociedade civil para garantircidadania a todos, independentemente de sua origem
Quinto município do país que mais acolheu venezuelanos no período entre abril de 2018 e janeiro de 2024 – aproximadamente 4.200 migrantes e refugiados -, Dourados sediou no sábado (21), o mutirão Migra-Ação, organizado pelo Comitê Estadual para Refugiados, Migrantes e Apátridas (Cerma/MS), em parceria com a Prefeitura de Dourados e diversas instituições, ultrapassou 300 atendimentos diretos, fortalecendo o compromisso da cidade com a inclusão, cidadania e acolhimento à população migrante internacional.
Entre os destaques da programação, o Centro de Atendimento ao Imigrante (CAI) realizou 64 procedimentos de regularização documental, incluindo agendamentos e orientações que permitirão o acesso dos migrantes a programas sociais e benefícios governamentais.
A Polícia Federal, em colaboração com o CAI e a Coordenadoria Especial de Políticas para os Imigrantes, efetuou 53 atendimentos voltados ao esclarecimento de dúvidas sobre processos de naturalização, status de refugiado e encaminhamentos para atendimentos presenciais na Delegacia da PF em Dourados.
Já a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participou oferecendo orientações sobre o acesso e atualização do Cadastro Único (CadÚnico), programa essencial para garantir inclusão social. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) disponibilizou cortes de cabelo gratuitos e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) atuou na assessoria jurídica e orientação para revalidação de diplomas acadêmicos, contribuindo com a inserção profissional e acadêmica dos migrantes.
O evento também celebrou a integração cultural por meio do I Torneio da Amizade de Futebol Society, com a participação de equipes formadas por membros das comunidades haitianas, venezuelanas e africanas residentes em Dourados. A equipe venezuelana sagrou-se vencedora da competição, desenvolvida em clima de respeito, confraternização e alegria.
Para Luz Milla Parra Monroy, coordenadora especial de Políticas para os Imigrantes, o evento foi muito bom, “pois as parcerias esclareceram dúvidas e acolheram a comunidade imigrante com carinho e respeito”. A secretária municipal de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, destacou que “o Migra-Ação mostra uma Dourados acolhedora e comprometida com o amparo social de todos que aqui residem”.
Já o coordenador de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de Dourados, Luiz Carlos Calado, ressaltou o empenho da atual gestão na garantia de direitos e dignidade para todos: “Eventos como esse reafirmam o compromisso do prefeito Marçal Filho, que tem se mostrado incansável na construção de uma cidade empática, justa e humana, garantindo aos migrantes condições reais de bem-estar, acesso à saúde, educação e oportunidades.”
Para os organizadores e parceiros, o sucesso do Migra-Ação: Integração reforça Dourados como referência no interior do Brasil na construção de políticas públicas de acolhimento e integração de migrantes, evidenciando o esforço conjunto entre estado, município e sociedade civil para garantir cidadania a todos, independentemente de sua origem.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 26°


