
Os deputados Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apreciaram e aprovaram, durante a Ordem do Dia desta quinta-feira (24), três matérias. Em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 289/2024 , de autoria do deputado Junior Mochi (MDB). A proposição institui a Arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) como ave símbolo de Mato Grosso do Sul, em reconhecimento à sua relevância ecológica, cultural e turística para o estado, e segue à sanção.
“Recebi uma solicitação da equipe da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul [Fundtur MS], em função de termos recebido muitos turistas observadores de pássaros, arara azul nativa do Pantanal indicador da riqueza de nossa ecossistema, uma ave que estava próxima a extinção é exemplo e referência”, justificou o autor da matéria aprovada, Junior Mochi.
Primeira discussão
Em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 140/2025 , de autoria do Poder Executivo. A proposta altera as leis 5.829/2022 e 5.830/2022 para reforçar a segurança jurídica nas Parcerias Público-Privadas (PPPs) no setor de Saúde, especialmente ao autorizar o Poder Executivo a utilizar recursos do Estado para constituir garantias em contratos de PPP relacionados a investimentos ou a serviços nas áreas médica, sanitária, hospitalar e de apoio. O projeto foi aprovado e segue para votação em segunda discussão.
Discussão única
Em discussão única, foi aprovado o Projeto de Lei 88/2025 , de autoria do deputado Paulo Duarte (PSB), que dá denominação à Quadra de Areia do Parque das Nações Indígenas em Campo Grande. O projeto segue à sanção.
Visita
Durante a manhã, cerca de 15 estudantes entre 13 e 16 anos do Colégio Master – High School Americano, escola bilíngue localizada na Chácara Cachoeira, visitaram a Assembleia Legislativa. Os alunos foram convidados para conhecer o Parlamento Estadual pelo deputado e 1º secretário da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB). Percorrendo as dependências do Parlamento Estadual, parte da história da Assembleia Legislativa foi conhecida pelos estudantes, o funcionamento de alguns setores da ALEMS, as fotos de deputados de legislaturas anteriores, e a galeria dos presidentes, junto à exposição de alguns objetos que fazem parte do acervo do Poder Legislativo e acompanharam a dinâmica da sessão plenária. A professora Clarissa Damasceno de Barros estava junto com a turma. A visita guiada contou com o apoio da servidora Ana Claudia Gomes, que conduziu a apresentação da Casa de Leis em inglês, proporcionando a vivência na prática do que eles aprendem na escola.
Paulo Corrêa ressaltou a importância das visitas guiadas na Casa de Leis. “Nós estamos recebendo pessoas 'VIP' aqui na Assembleia, e uso o termo em inglês 'Very Important Person', então a nossa servidora maravilhosa, presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul [Sisalms] está junto conosco aqui hoje, recebendo esses alunos e apresentou a Casa toda em inglês, isso é um progresso quando a gente tem uma escola bilíngue visitando a nossa Casa de Leis. Então queria agradecer essa visita e colocar a Assembleia à disposição de todos. Sobre os jovens, eles são o nosso futuro, então, se a gente não valorizar uma visita como essa, estamos errando. A Assembleia os recebe de braços abertos, e estou aqui, em nome da Mesa Diretora, e dos deputados todos, para dizer que a ALEMS respeita os jovens e a gente quer muito mostrar o nosso trabalho para eles, para que eles se espelhem em nosso trabalham e possam continuar trabalhando pelo Mato Grosso do Sul. Um Mato Grosso do Sul melhor para eles e para todos nós", considerou.
Serviço
As sessões plenárias podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis: TV ALEMS canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS ; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS ; Facebook e Youtube .
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 26°


