
Instalação de bocas de dragão no cruzamento das ruas Monte Alegre e Menote Marques encerra mais uma fase do projeto que busca resolver problema histórico de enchentes naquela região

A obra incluiu construção de boca de dragão, drenagem e caixa de passagem de água pluvial – Fotos: A. Frota
A Prefeitura de Dourados concluiu a terceira etapa das obras de drenagem no Parque Alvorada, com a instalação de novas bocas de dragão no cruzamento das ruas Monte Alegre com Menote Marques de Mattos, nas imediações do Parque Alvorada. A intervenção integra um plano da atual gestão para acabar com os alagamentos frequentes na região, problema que afeta moradores há décadas.
Na manhã desta terça-feira (24), o prefeito Marçal Filho esteve no local e destacou a importância da obra. “Fizemos um serviço com qualidade para resolver definitivamente um problema antigo”, enfatizou o prefeito, que elogiou o serviço de recomposição da malha asfáltica, já que foi preciso escavar para realizar a obra e depois recompor o asfalto. “A recomposição foi muito bem feita, deixando o asfalto nas mesmas condições em que estava antes de a obra ser iniciada”, continuou. “É essa qualidade que estamos implantando nos serviços públicos que estão sendo levados à população pela nossa gestão”, completou Marçal Filho.
As bocas de dragão funcionam como grandes ralos instalados nas vias, captando a água da chuva e direcionando para galerias subterrâneas. A obra também incluiu a construção de uma caixa de passagem para melhorar o escoamento das águas que descem do Parque Alvorada em direção à Rua Monte Alegre e à Avenida Guaicurus.
Ainda está em andamento a ligação da tubulação de drenagem na boca de dragão da Rua Afonso Pena. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Luiz Roberto Martins, o Beto, esse trabalho deve ser finalizado em até 15 dias, encerrando o projeto por completo.
O cronograma teve início em janeiro, pela Rua Afonso Pena, e passou pela Avenida Júlio Marques de Almeida na segunda etapa. Segundo o secretário, todo o material utilizado atende padrões técnicos exigentes para garantir durabilidade e segurança. “Essas estruturas foram projetadas para suportar grandes volumes de água. Após a conclusão, vamos continuar monitorando a região e, se necessário, faremos novos ajustes”, explicou.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que desde o início do ano vem atuando para fortalecer a infraestrutura urbana e melhorar a qualidade de vida dos moradores de Dourados.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 26°


