
O Rio de Janeiro sediará a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, entre os dias 3 a 5 de novembro. O encontro ocorrerá no âmbito do Fórum de Líderes Locais da COP30.
A cúpula, realizado a cada três anos, é considerada o maior encontro global de cidades comprometidas com a ação climática.
São esperadas autoridades de mais de 100 cidades, além de investidores, filantropos, organizações internacionais e representantes do setor privado e sociedade civil. A Cúpula ocorrerá em Belém, a partir do dia 10 de novembro.
“As cidades estão na linha de frente dos impactos da crise climática, e também das soluções. Estamos desenvolvendo ações concretas que protegem as pessoas e melhoram a qualidade de vida dos nossos cidadãos, como melhorias no transporte público, criação de áreas verdes e protocolos contra desastres climáticos”, disse o prefeito Eduardo Paes, durante London Climate Action Week, na Inglaterra.
Também no evento, o prefeito de Londres e co-presidente da C40 Sadiq Khan disse que a Cúpula no Rio será decisiva para as cidades no enfrentamento da crise climática.
“As cidades estão mostrando que é possível reduzir emissões, gerar empregos verdes e melhorar a vida das pessoas, mesmo diante do negacionismo e da inação. Vamos enviar uma mensagem clara: os prefeitos estão fazendo a diferença”, disse Sadiq Khan.
A programação do Fórum de Líderes Locais da COP30 também foi divulgada nesta terça. Entre os destaques, além da Cúpula de Prefeitos, está a Cúpula Global de Estados e Regiões.
O evento reunirá governadores e líderes regionais para apresentar ações climáticas em energia renovável, transporte, indústria e uso da terra.
Outros eventos divulgados são:
Internacional "Boa química" entre presidentes vai ajudar no tarifaço, diz Alckmin
Internacional Em Nova York, Lula se reúne com Dina Boluarte, presidenta do Peru
Internacional Confira os principais pontos do discurso de Lula na Assembleia da ONU Mín. 21° Máx. 35°


