
Estado conta com 40 unidades que disponibilizam a profilaxia gratuitamente; no último ano, 2.235 pessoas fizeram uso da medicação
Mato Grosso do Sul tem reforçado sua política de prevenção combinada ao HIV com a ampliação da oferta da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição). Desde o ano passado, a cobertura foi expandida com a inclusão dos municípios de Inocência e Chapadão do Sul. A meta da SES (Secretaria de Estado de Saúde) é que, até o fim de 2025, mais cinco municípios passem a oferecer a medicação de forma regular, ampliando o acesso e garantindo maior descentralização dos serviços de prevenção em todas as regiões do estado.
Atualmente, a PrEP está disponível em 40 UDMs (Unidades de Dispensação de Medicamentos), sendo 24 em Campo Grande e 16 no interior. Somente no último ano, 2.235 pessoas retiraram pelo menos uma vez a medicação, oferecida gratuitamente na rede pública. Destas, 1.453 fazem uso contínuo dela.
A PrEP consiste no uso diário de medicamentos antirretrovirais por pessoas HIV negativas, reduzindo em mais de 90% o risco de infecção. Indicada para pessoas a partir dos 15 anos em situação de vulnerabilidade – como quem tem múltiplos parceiros, mantém relações sexuais desprotegidas ou convive com pessoas vivendo com HIV –, a profilaxia está disponível de forma contínua nos serviços de saúde.
A gerente técnica de ISTs, HIV/AIDS e Hepatites Virais da SES, Larissa Martins, explica que o acesso é garantido por meio do diálogo constante com os municípios. “A SES repassa mensalmente os medicamentos conforme a demanda apresentada e promove capacitações com as equipes de saúde. Essa é uma política baseada em evidências, na escuta ativa dos territórios e no respeito à diversidade de quem busca se proteger”, afirma.
Além da medicação, os usuários da PrEP recebem acompanhamento clínico regular, testagens para HIV e outras ISTs, e orientações sobre saúde sexual. A ação integra a chamada prevenção combinada, que inclui também o uso de preservativos, testagem regular e tratamento oportuno de infecções sexualmente transmissíveis.
Danúbia Burema, Comunicação SES
Foto: Ministério da Saúde
Mato Grosso do Sul Unidade móvel do Hemosul faz primeira ação em Ribas do Rio Pardo e coleta 273 bolsas de sangue
Mato Grosso do Sul Casa da Saúde altera atendimento no período de Carnaval e orienta a população
Mato Grosso do Sul Carnaval 2026: SES garante distribuição de 1,3 milhão de preservativos para fortalecer prevenção às ISTs
Mato Grosso do Sul Secretaria de Saúde de MS, OPAS e Ministério da Saúde alinham ações prioritárias para 2026
Mato Grosso do Sul Seminário reuniu especialistas e mobilizou 29 municípios para fortalecer a rede de saúde mental
Mato Grosso do Sul Leve a saúde junto no bloco! Confira dicas importantes da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul UBS, UPA, hospital ou Samu: você sabe, caso a caso, onde buscar atendimento no SUS?
Mato Grosso do Sul Ciclo 4 do PlanificaSUS aposta em indicadores e governança para qualificar o SUS em MS
Mato Grosso do Sul SES antecipa repasse de recursos e reforça apoio à Santa Casa de Campo Grande Mín. 23° Máx. 39°


