
Campo Grande é finalista no 3º Congresso Sul-mato-grossense de Cidades Digitais e Inteligentes, que acontece nesta quinta e sexta-feira, 26 e 27 de junho, no Bioparque Pantanal. Junto a outros 10 projetos inovadores, a capital foi reconhecida com a iniciativa “Digitalização da Avaliação de Risco de Queda de Árvores”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentável (Semades).
A auditora fiscal de Meio Ambiente da Semades, Silvia Pereira Rahe, explica que até 2023 o sistema utilizado atendia apenas parte das demandas da Gerência de Arborização. “Com o trabalho conjunto entre a gerência e a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação, foi implementado o sistema ARBOLINK, que possibilita a gestão completa da arborização, desde a solicitação até o manejo, com foco na avaliação de risco das árvores”, disse.
A prefeita Adriane Lopes, que irá palestrar no evento, ressaltou a importância de Campo Grande ser reconhecida com projetos que utilizam a tecnologia de forma estratégica na gestão pública, promovendo melhorias nos serviços oferecidos à população e impactando positivamente o desenvolvimento urbano. “Campo Grande é referência quando se fala em modernização e investimentos em tecnologia. A cidade é pioneira na criação do primeiro Parque Tecnológico do Estado, que integra o setor privado, universidades e o poder público por meio de soluções inovadoras, promovendo também a aceleração de processos digitais”, complementou.

Além da chefe do Executivo, outros palestrantes já estão confirmados como o diretor-presidente da Agetec, Leandro Basmage, coordenador-geral de Estudos e Conectividade do Ministério das Comunicações, Thyago Braun, além dos prefeitos Mauro Luiz Batista de Aquidauana, Dr. Cassiano Maia de Três Lagoas, Henrique Wancura Budke de Terenos e do diretor de Turismo da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bonito, Elias de Oliveira Francisco.
O evento – promovido pela Rede Cidade Digital em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) – destaca a importância da transformação digital nos serviços públicos municipais, contribuindo para uma administração mais ágil, transparente e eficiente, com economia de recursos e modernização de processos.
#ParaTodosVerem As imagens de capa e internas mostram arte gráfica do evento e do sistema Arbolink.
Campo Grande - MS Funsat oferece 1.444 vagas nesta terça-feira (02)
Campo Grande - MS Arraial de Santo Antônio terá quatro dias de festa; confira a programação
Campo Grande - MS Estudantes da Reme exploram biodiversidade em atividade no Parque Sóter
Campo Grande - MS Resultados do Saeb apontam crescimento da educação municipal
Campo Grande - MS PrefCG entrega chaves de apartamentos no Jardim Leblon
Brasilândia - MS Brasilândia conquista ouro no voleibol masculino e garante vaga na fase estadual dos Jogos Abertos de MS
Brasilândia - MS LIRAa 2026 aponta alto risco de surto de arboviroses em Brasilândia; população deve intensificar eliminação de criadouros
Brasilândia - MS Brasilândia conquista ouro no voleibol masculino e garante vaga na fase final dos Jogos Abertos de MS
Brasilândia - MS Blitz educativa encerra Maio Amarelo 2026 em Brasilândia com participação de estudantes e polícia militar Mín. 14° Máx. 21°


