
O Rio de Janeiro permanece com número elevado de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), principalmente entre crianças de 1 a 5 anos e idosos. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o cenário reforça a importância da vacinação e das medidas básicas de proteção.
“Estamos diante de circulação expressiva de vírus respiratórios, com impacto direto nas internações e nos óbitos. A vacina da gripe é gratuita, está disponível em todos os municípios e é nossa principal aliada para evitar casos graves”, diz o subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Sergio Ribeiro.
O vírus sincicial respiratório (VSR) continua sendo o mais identificado nas crianças, enquanto a Influenza A (subtipo H1N1) predomina entre os idosos desde março . Os dois vírus apresentam sinais de redução nas últimas semanas, mas a circulação ainda é expressiva. O padrão das internações em 2025 segue acima da média dos últimos 10 anos, com tendência de aumento até o momento.
Desde o início da vacinação, em 2 de abril, foram aplicadas 2,264 milhões de doses da vacina contra a gripe no estado, sendo 1,111 milhão destinado ao público prioritário, representando apenas 24% da cobertura esperada para esse grupo . A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90% dessa população. Regiões como a Baixada Litorânea Regiões e Metropolitana I continuam com índices muito baixos.
Para o enfrentamento do período de maior incidência da doença, o estado mantém 85 leitos pediátricos dedicados à SRAG, sendo 40 no Hospital Estadual Ricardo Cruz, na Baixada Fluminense, e 45 no Hospital Zilda Arns, na região do Médio Paraíba. As solicitações por leitos seguem elevadas, com média de 200 pedidos por semana, principalmente para crianças e idosos.
“O aumento no número de solicitações de leitos para crianças e idosos causa preocupação a todos nós. Este período do ano é muito caracterizado pelo crescimento de síndromes respiratórias . Por isso, a atenção precisa continuar redobrada. Em caso de sintomas como febre persistente e dificuldade para respirar, reforçamos a necessidade de procurar uma unidade de atendimento imediatamente”, esclareceu a secretária de Saúde, Claudia Mello.
Mato Grosso do Sul Dia Mundial Sem Tabaco alerta para avanço dos vapes entre jovens e reforça ações de prevenção em MS
Mato Grosso do Sul Prestação de contas mostra avanço da regionalização, obras estratégicas e saúde digital em MS
Mato Grosso do Sul Boletim Epidemiológico: MS registra 6.360 casos confirmados de chikungunya
Mato Grosso do Sul Drive-thru de vacinação da SES supera 10 mil doses aplicadas em Campo Grande
Mato Grosso do Sul Saúde Digital de MS desperta interesse da OPAS e fortalece cooperação internacional
Bataguassu - MS Campanha de doação de sangue é marcada por adesão da população e alcance positivo
Mato Grosso do Sul MS, PR e Paraguai discutem protocolo conjunto de dados e calendário vacinal único para fronteiras
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul é destaque nacional com melhores índices de aleitamento materno exclusivo
Mato Grosso do Sul Com atendimento a motoristas e pedestres, drive-thru da vacinação registra cerca de 4 mil doses aplicadas Mín. 14° Máx. 21°


