
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), publicou nesta semana o aviso de lançamento da concorrência eletrônica para a implantação de revestimento primário na rodovia MS-454, no trecho que liga ao Forte Coimbra, em Corumbá.
A obra é mais uma iniciativa da gestão estadual para melhorar o acesso a essa região do Pantanal, reforçando o desenvolvimento do turismo ecológico e a logística do agronegócio - a MS-454 é considerada uma via estratégica para escoamento de produtos e também para atrair visitantes para conhecer a fauna e a flora sul-mato-grossense.
Atualmente, o acesso ao Forte Coimbra tem restrições em períodos de chuvas intensas, o que impacta diretamente a economia local. "Com a pavimentação desse novo trecho, vamos garantir mais segurança e fluidez ao tráfego de insumos, turistas e moradores, além de reduzir custos com conservação", afirmou o secretário de Infraestrutura, Guilherme Alcântara de Carvalho. a
Já ao comentar a importância da obra, Guilherme frisa que "o Pantanal precisa de acesso qualificado para que possamos explorar seu potencial sustentável", acrescentou.
Vale destacar também que o primeiro trecho da obra, com extensão de 26,5 km, foi iniciada em dezembro de 2022 e já alcançou 97,5% de execução, segundo balanço recente da Agesul. O valor estimado desta segunda etapa é de R$ 40.511.234,58, em regime de empreitada por preço unitário.
As propostas poderão ser apresentadas até as 8h30 do dia 15 de julho de 2025 (horário de Brasília), exclusivamente pelo portal da Agesul ( https://www.agesul.ms.gov.br ) ou pelo Comprasnet ( https://www.gov.br/pncp/pt-br ), em conformidade com a Lei federal nº 14.133/2021. A expectativa da secretaria é assinar o contrato ainda no segundo semestre, iniciando imediatamente os estudos geotécnicos e ambientais necessários ao licenciamento.



Alexsandro Nogueira, Comunicação Seilog
Fotos: Arquivo Seilog
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 26°


