
Curso promovido pela SES capacita profissionais para atuação segura e qualificada nas salas de vacina em todo o Estado
A semana é de formação intensiva na Escola de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul, onde a SES (Secretaria de Estado de Saúde) promove o Curso Sala de Vacina com foco em suprir uma lacuna na rede pública: a escassez de profissionais qualificados para atuar com imunização, principalmente nos municípios do interior do Estado.
A capacitação, com carga horária de 40 horas teóricas e práticas, contempla nesta etapa os 40 primeiros municípios por ordem alfabética e será replicada em agosto para atingir o restante do estado. A proposta integra um conjunto de ações do governo estadual voltadas ao fortalecimento da atenção primária e à ampliação da cobertura vacinal com segurança técnica.
“Estamos com escassez de profissionais habilitados em vacina. Há gestores enfrentando dificuldade para manter o funcionamento das salas em seus municípios. Este curso é uma resposta direta a essa necessidade, oferecendo formação sólida e atualizada para quem está na ponta”, explica o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes.
A técnica de enfermagem Rosa Maria Marinho de Sousa, de Antônio João, exemplifica a realidade que motivou a criação do curso. Após 20 anos afastada da imunização, ela voltou à sala de vacina por falta de pessoal especializado nessa área na cidade.
“Nós temos, em Antônio João, duas profissionais prestes a se aposentar e, no momento, não temos pessoas qualificadas para assumir o lugar delas. Hoje estou aqui fazendo uma reciclagem, aprendendo — porque sala de vacina é assim: a gente aprende todo dia, sempre tem uma nota técnica nova. Espero poder contribuir com minha cidade. Quero corresponder a esse empenho e a essa chance que estão me dando. Minha intenção é somar de verdade e, com muita dedicação, assumir uma sala de vacina com competência”, detalhou.
Teoria e prática


Além de conceitos do SUS (Sistema Único de Saúde) e bases imunológicas, o conteúdo inclui calendários vacinais por faixa etária, rede de frio, eventos adversos, sistemas de informação e boas práticas em imunização.
A enfermeira Alice Cabral, de Bataguassu, destaca o impacto do aprendizado: “Bom, em primeiro lugar, é um privilégio ter sido escolhida pela gestão da minha cidade para estar aqui. Essa capacitação é extremamente enriquecedora para nós, enquanto profissionais. É mais uma qualificação que nos prepara para exercer nossa função na sala de vacina com mais segurança, excelência, humanização e conhecimento”, afirmou.
Para Elisângela Araújo Ribeiro do Vale, gerente de Farmacovigilância e Sistemas da Coordenação de Imunização Estadual da SES, o curso é estratégico no treinamento e capacitação das equipes municipais “para que possam oferecer um serviço de excelência em seus municípios, garantindo que a população receba as vacinas da forma mais correta possível”.
A programação segue até sexta-feira (27), com dinâmica prática e entrega de certificados. Com 100% de adesão nesta primeira fase, o curso já se consolida como iniciativa estratégica para estruturar e renovar o cuidado com a imunização em MS.
Danúbia Burema e Helton Davis, Comunicação SES
Fotos: Helton Davis e Divulgação
Mato Grosso do Sul Unidade móvel do Hemosul faz primeira ação em Ribas do Rio Pardo e coleta 273 bolsas de sangue
Mato Grosso do Sul Casa da Saúde altera atendimento no período de Carnaval e orienta a população
Mato Grosso do Sul Carnaval 2026: SES garante distribuição de 1,3 milhão de preservativos para fortalecer prevenção às ISTs
Mato Grosso do Sul Secretaria de Saúde de MS, OPAS e Ministério da Saúde alinham ações prioritárias para 2026
Mato Grosso do Sul Seminário reuniu especialistas e mobilizou 29 municípios para fortalecer a rede de saúde mental
Mato Grosso do Sul Leve a saúde junto no bloco! Confira dicas importantes da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul UBS, UPA, hospital ou Samu: você sabe, caso a caso, onde buscar atendimento no SUS?
Mato Grosso do Sul Ciclo 4 do PlanificaSUS aposta em indicadores e governança para qualificar o SUS em MS
Mato Grosso do Sul SES antecipa repasse de recursos e reforça apoio à Santa Casa de Campo Grande Mín. 23° Máx. 39°


