
Realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social e Semas, 15ª edição será nos dias 3 e 4 de julho e vai avaliar a política da assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social

Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, vai acontecer em Dourados, nos dias 3 e 4 de julho, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social de Dourados. Realizada pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), a Conferência será no auditório do bloco 10 da Universidade da Grande Dourados (Unigran).
Durante os dois dias de Conferência, serão realizadas palestras, grupos de trabalho e outras atividades interativas. Os participantes terão a oportunidade de se envolver em discussões e contribuir com ideias que fortaleçam as políticas sociais do município.
A Conferência é uma instância do Controle Social que tem por atribuição a avaliação da política da assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Com o objetivo de analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, a Conferência reconhece a corresponsabilidade de cada ente federado, além de eleger delegados para a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul.
Para participar, basta ao interessado realizar a inscrição através do link doGoogle Forms: https://forms.gle/NdFJ41xLy2dKjEyv5
Cinco eixos temáticos serão abordados nos dois dias:
. Eixo 1 – Universalização do SUAS: acesso integral com equidade e respeito às diversidades
Para a secretária municipal de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, “este é um importante espaço democrático de escuta e construção coletiva, por isso o evento será aberto a população e todos poderão apresentar sugestões para fortalecer os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Assistência Social”.
Ela lembra que a Conferência Municipal é uma etapa preparatória para a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que ocorrerá em Brasília-DF, no mês de dezembro de 2025.
“Os debates locais servirão de base para as etapas estadual e nacional e, deste modo, o Conselho Municipal e a Secretaria Municipal de Assistência Social convidam a todos a participarem deste importante espaço democrático. A opinião de cada um é muito valiosa para fortalecer as políticas sociais do município”, convoca a titular da Semas.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 26°


