
A atuação do delegado Bruno Urban e da equipe da 7ª Delegacia de Polícia de Campo Grande marcou um importante capítulo no combate ao preconceito em Mato Grosso do Sul. Foi sob sua condução que se desenrolou o primeiro inquérito policial do estado voltado à apuração de crime de transfobia, após a decisão do STF que equiparou esse tipo de violência ao crime de racismo.
O caso ganhou destaque nacional por envolver a memória de Alanys Matheusa, a primeira advogada negra e trans aprovada na OAB em MS. Após sua morte, em abril de 2020, aos 22 anos, Alanys continuou sendo alvo de ofensas transfóbicas nas redes sociais. A equipe liderada por Urban identificou o autor das postagens e reuniu as provas que sustentaram a denúncia feita pelo MPMS.
“O primeiro desafio foi a tipificação do crime, pois ainda não existia tipo penal específico. Ela foi equiparada ao racismo. O sistema policial não contemplava essa natureza no SIGO. Tivemos que adaptar. Ouvimos amigos, familiares e a mãe da vítima, que relatou toda a trajetória de luta da filha, desde o ingresso na faculdade como bolsista até sua conquista na OAB. Foi desafiador, e os servidores abraçaram a temática. Identificamos o autor rapidamente, instauramos e concluímos o inquérito em tempo recorde. Quando vi a condenação, senti grande alegria. Ela representa uma resposta à família e à sociedade: nenhum tipo de discriminação passará despercebida pela Polícia de MS”, afirmou Urban.
As ofensas, publicadas entre 14 e 23 de abril de 2020, questionavam a identidade de Alanys com termos pejorativos. A resposta da Polícia Civil foi rápida: o autor foi identificado e responsabilizado.
A ação penal, protocolada pela Promotoria de Justiça de Direitos Humanos, resultou na condenação do agressor em março de 2024: 2 anos e 1 mês de reclusão, além de multa.
Denuncie: Disque 100, Ouvidoria de Direitos Humanos, MPMS ou delegacias da Polícia Civil.
Texto publicado pela Associação dos Delegados de Polícia Civil do Mato Grosso do Sul – ADEPOL/MS
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 26°


