
O Governo de Mato Grosso do Sul lançou licitação para pavimentar um trecho de 38 km da rodovia MS-316, entre os municípios de Chapadão do Sul e Inocência, no nordeste do Estado. O aviso foi publicado pela Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) na edição de hoje (30) do Diário Oficial. O valor estimado da obra é de R$ 146,7 milhões e será executado em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
A estrada é considerada estratégica para o escoamento da produção do agronegócio, com destaque para silvicultura e citricultura. A região também tem recebido investimentos privados, como o da empresa Arauco, que pretende instalar uma fábrica de celulose em Inocência.
O empreendimento, orçado em cerca de R$ 28 bilhões, deve gerar mais de 10 mil postos de trabalho diretos e indiretos, mudando o mapa de desenvolvimento da região.
Para o secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, a obra atende a uma demanda antiga da região. "Esse é um eixo importante para a celulose e para a produção agropecuária. A pavimentação vai facilitar o escoamento, melhorar a logística e fortalecer o desenvolvimento do Estado", afirmou.
Com pouco mais de 8 mil habitantes, Inocência vive a expectativa de uma transformação social e demográfica. A chegada da indústria deve movimentar a economia local, impulsionar o comércio, atrair novos serviços e gerar emprego e renda para o município e cidades vizinhas.
Conforme a Agesul, nesta etapa, o trecho que será asfaltado vai da ponte sobre o Rio Indaiá Grande até o início do perímetro urbano da cidade. Atualmente, a via é usada por caminhões que transportam insumos agrícolas. Com a pavimentação, a expectativa é reduzir custos logísticos e aumentar a segurança no trajeto.
A licitação será feita por concorrência eletrônica e segue o modelo de empreitada por preço unitário. A abertura das propostas está marcada para o dia 17 de julho, às 8h30, no portal eletrônico da Agesul .
O projeto inclui a construção das pontes de concreto sobre o Ribeirão Formigas, Rio das Morangas e Córrego São José, além das obras de drenagem e dispositivos de segurança ao longo do trajeto. O edital completo está disponível no site da Agesul e do Portal Nacional de Contratações Públicas .
Alexsandro Nogueira, Comunicação Seilog
Foto: Arquivo/Chico Ribeiro
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 26°


