
Por meio dos Agentes da Autoridade de Trânsito da regional de Aquidauana, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) promoveu nos dias 24 e 25 de junho ações alusivas ao Junho Prata, direcionadas ao público 60+ nas cidades de Aquidauana e Anastácio.
Durante o encontro, representantes do órgão esclareceram dúvidas frequentes sobre o trânsito, documentação e situações rotineiras relacionadas ao Detran. A iniciativa proporcionou momentos valiosos de informação, conscientização e aprendizado.

“O mundo mudou e o processo de envelhecimento também. As pessoas com mais de 60 anos possuem hoje um perfil diferente do idoso tradicional. São ativas, independentes e buscam qualidade de vida. Essa busca gera autonomia, protagonismo e participação em diversas áreas da sociedade, desafiando estereótipos e reinventando sua própria história após os 60 anos”, relatou a Agente de Fiscalização, Adriana Elias.
A ação também reforçou o caráter transversal entre educação e fiscalização no trânsito. “Foi um momento de inclusão, onde trocamos experiências e promovemos o encontro de gerações. Conhecemos histórias que nos inspiraram, como a do doutor Libindo Godoy, que aos 89 anos continua jogando e dirigindo. Ou da professora Dalva Rodrigues, mãe da agente Adriana Elias, que aos 72 anos é um exemplo vivo do tipo de idoso que queremos ser, ativos, independentes e atuantes na sociedade”, destacou a agente, Michelle Fanaia.
Após a roda de conversa, os servidores do Detran-MS literalmente entraram em campo, trocando o uniforme da fiscalização pelo de jogo e participando das partidas com os atletas.
Também participaram das atividades os agentes Hernandes, Guedes e Siqueira. A Associação Viver Ativo, por meio da Ouvidoria do Detran-MS, agradeceu a presença da equipe e valorizou a união entre esporte e conscientização.

“Depois da conversa, a integração continuou com um animado jogo amistoso entre os atletas do Viver Ativo e os integrantes do DETRAN, nas categorias 60+ feminino, 60+ misto feminino e masculino misto. Foi um momento de muita energia, companheirismo e espírito esportivo. Agradecemos imensamente à equipe do DETRAN pela presença, pela disposição em compartilhar conhecimento e, principalmente, pela parceria e interação por meio do esporte. Que essa iniciativa se repita muitas vezes”, diz parte do texto.
As ações do Detran-MS voltadas à pessoa idosa no Estado são coordenadas pela professora Inês Pereira Esteves, gestora de Educação e Segurança no Trânsito do Detran-MS e membro da Frente Parlamentar em Defesa do Direito das Pessoas Idosas.

Junho Prata
Com o tema “Fortalecendo Laços: Saberes e Práticas Intergeracionais no Enfrentamento à Violência contra as Pessoas Idosas”, a campanha Junho Prata se consolidou no calendário sul-mato-grossense como um marco de conscientização. A mobilização destaca a importância do combate a todas as formas de violência contra a pessoa idosa e promove o respeito, à inclusão e o intercâmbio de experiências entre gerações.
Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Fotos: Divulgação
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 26°


