
A Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul (MSGás) concluiu o projeto de construção de um novo ramal de gás natural para abastecer a futura fábrica de celulose da Arauco, em Inocência. O contrato de fornecimento firmado com a gigante chilena da celulose prevê o suprimento por 20 anos, a partir de 2027, com previsão de receita de R$ 1,2 bilhão.
Com investimento estimado em R$ 160 milhões, o gasoduto terá extensão de 125 km, ligando a estação de compressão de Três Lagoas até a planta industrial, em Inocência. Na esteira do contrato com a Arauco, a MSGás também avalia a viabilidade econômica do fornecimento de GNV para o transporte pesado, viabilizando seu plano de interiorização do gás natural no Estado.
A licitação para aquisição dos tubos de aço carbono foi publicada na segunda-feira (30) no Diário Oficial do Estado. As empresas fornecedoras poderão apresentar suas propostas até o dia 14 de julho. A CEO da companhia, Cristiane Schmidt, destaca a parceria como um marco para o setor energético sul-mato-grossense.
"A MSGás está preparada para atender à crescente demanda energética do setor florestal. Esta é a segunda parceria estratégica firmada no Vale da Celulose, somando-se à parceria com a Suzano, em Ribas do Rio Pardo. Estamos avançando no plano de interiorização do gás natural, com foco também na expansão do GNV para o transporte de carga com os corredores sustentáveis".
De acordo com o diretor Técnico e Comercial da MSGás, Fabricio Marti, o contrato representa uma aliança estratégica de longo prazo, pois trata-se de um projeto com investimentos significativos em infraestrutura e capital.
"Reafirmamos nosso compromisso de entregar soluções de alto valor agregado para nossos clientes. A nova fábrica reforça a posição do Estado como polo de desenvolvimento sustentável e inovação industrial, consolidando o Mato Grosso do Sul como o Vale da Celulose".
Segundo o cronograma, as obras do gasoduto devem começar em maio de 2026, seguindo o traçado das rodovias MS-320 e MS-377, a partir da estação localizada na BR-158, em Três Lagoas. O projeto também abre possibilidades para expansão da rede nas regiões de Água Clara, Aparecida do Taboado e Inocência, onde será o ponto de entrega.
Atualmente, a MSGás atende mais de 24 mil clientes com uma malha de 530 km de rede de gás canalizado, fornecendo para os segmentos residencial, comercial, industrial, de cogeração e postos de GNV em Campo Grande e Três Lagoas.
Comunicação MSGás
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 26°


