
Equipamento amplia a capacidade da rede pública e garante mais precisão nos protocolos transfusionais
A Rede Hemosul realiza hoje (1º) a apresentação oficial do novo Irradiador de Hemocomponentes, equipamento importado, que passa a integrar a estrutura do Hemocentro Coordenador, em Campo Grande.
O equipamento é destinado à inativação de leucócitos (linfócitos T) em componentes sanguíneos, garantindo maior segurança nas transfusões, especialmente para públicos de alto risco, como transplantados, imunodeprimidos, recém-nascidos de baixo peso e pacientes em terapia imunossupressora.
A tecnologia foi aprovada pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), o que assegura condições rigorosas de segurança tanto para os profissionais que irão operar o irradiador quanto para os usuários atendidos, conferindo mais confiabilidade ao processo de irradiação de hemocomponentes.
“A tecnologia permite que esses pacientes recebam hemocomponentes preparados com elevadíssimo rigor técnico, reduzindo o risco de reações graves e ampliando a resolutividade da rede hemoterápica estadual”,adianta a coordenadora do Hemosul, Marina Sawada Torres.
Com a instalação do equipamento, MS se torna autossuficiente na produção de hemocomponentes irradiados, trazendo aos pacientes segurança ainda maior que anteriormente.
Acréscimo à frota
Além da entrega do equipamento, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) fará a entrega de três veículos novos, que serão destinados ao Hemosul Coordenador (Campo Grande), Hemosul Três Lagoas e Hemosul Nova Andradina. A ação reforça a capacidade logística da Rede Hemosul, que hoje é responsável por 100% do fornecimento de hemocomponentes para hospitais públicos, conveniados e contratualizados em Mato Grosso do Sul.
A cerimônia de apresentação do equipamento será realizada às 14h30 no Hemosul Coordenador, com a presença de autoridades da saúde e representantes de todas as unidades da Rede Hemosul MS. Para cobertura de imprensa e confirmação de presença, o contato é a Gerência de Relações Públicas da Rede Hemosul MS: (67) 3312-1558.
Danúbia Burema, Comunicação SES
Mayra Franceschi, Comunicação Hemosul
Fotos: Arquivo
Mato Grosso do Sul Unidade móvel do Hemosul faz primeira ação em Ribas do Rio Pardo e coleta 273 bolsas de sangue
Mato Grosso do Sul Casa da Saúde altera atendimento no período de Carnaval e orienta a população
Mato Grosso do Sul Carnaval 2026: SES garante distribuição de 1,3 milhão de preservativos para fortalecer prevenção às ISTs
Mato Grosso do Sul Secretaria de Saúde de MS, OPAS e Ministério da Saúde alinham ações prioritárias para 2026
Mato Grosso do Sul Seminário reuniu especialistas e mobilizou 29 municípios para fortalecer a rede de saúde mental
Mato Grosso do Sul Leve a saúde junto no bloco! Confira dicas importantes da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul UBS, UPA, hospital ou Samu: você sabe, caso a caso, onde buscar atendimento no SUS?
Mato Grosso do Sul Ciclo 4 do PlanificaSUS aposta em indicadores e governança para qualificar o SUS em MS
Mato Grosso do Sul SES antecipa repasse de recursos e reforça apoio à Santa Casa de Campo Grande Mín. 23° Máx. 39°


