
Unidades prisionais de Mato Grosso do Sul estão passando por rigorosas inspeções, nesta semana, como parte da 8ª fase da Operação Mute, a maior mobilização coordenada simultaneamente em penitenciárias de todo o Brasil. A ação é liderada pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, e tem como principal objetivo desarticular a comunicação entre membros de facções criminosas, contribuindo diretamente para a redução da violência nas ruas.
No estado, a operação é conduzida pela Gisp (Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário) e pela DOP (Diretoria de Operações) da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), com apoio tático do COPE (Comando de Operações Penitenciárias) e acompanhamento de um representante da Senappen. As ações começaram nessa segunda-feira (30.6), por volta das 8h, no IPCG (Instituto Penal de Campo Grande), marcando o início das vistorias programadas.



Durante a operação, os policiais penais realizam revistas minuciosas em celas e pavilhões, com foco principal na apreensão de aparelhos celulares – ferramentas frequentemente utilizadas para articular crimes fora das muralhas. A ação reforça a importância da atuação estratégica da inteligência penitenciária como ferramenta de na prevenção e enfrentamento ao crime organizado.
A expectativa é de que, com o avanço das ações ao longo da semana, o controle sobre as comunicações ilícitas seja ainda mais eficaz. A operação também evidencia a atuação integrada entre os entes federativos no enfrentamento ao crime.
A Operação Mute já se consolidou como uma das mais importantes estratégias de combate ao crime nas penitenciárias brasileiras, impactando diretamente a dinâmica das facções criminosas e ampliando a proteção à sociedade.
Assessoria de Comunicação da Agepen/MS.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 26°


