
Com o objetivo de fortalecer a governança e promover o alinhamento estratégico entre as secretarias estaduais, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul realizou, na manhã dessa terça-feira (1º/7), no auditório do Bioparque Pantanal, o 1º Encontro da Rede de Gestão Estratégica. O evento reuniu mais de 250 participantes, entre líderes públicos, gestores e especialistas em políticas públicas.
Coordenada pela Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem), com apoio da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) e da Fundação Escola de Governo (Escolagov), a iniciativa visa fomentar o intercâmbio de informações entre os agentes públicos, criando um ambiente colaborativo voltado à eficiência na gestão pública e à entrega de melhores resultados à população.
Durante a abertura, o secretário-executivo da Segem, Thaner Castro Nogueira, explicou que a Rede de Gestão Estratégica é um ambiente criado para consolidar a sinergia entre pessoas, projetos e os objetivos do Estado. “Buscamos otimizar processos, reduzir a burocracia e fortalecer a cultura da eficiência. A proposta de valor é clara: gestão pública mais eficaz por meio do engajamento ativo e do alinhamento estratégico entre as instituições”, afirmou.
Com o tema “10 Anos do Contrato de Gestão”, o encontro destacou esse instrumento como elemento-chave para a modernização e o acompanhamento das metas estratégicas do governo estadual. A programação foi estruturada em três painéis temáticos, reunindo secretários de Estado, técnicos e especialistas em gestão pública.
Com a contribuição dos setorialistas que monitoram os contratos de gestão e a mediação dos trainees de gestão pública, os debates reforçaram o espírito colaborativo e a construção conjunta de soluções para uma gestão mais integrada, eficiente e orientada a resultados.
Temas abordados nos painéis
Painel 1 – Contrato de Gestão e Estratégia de Governo- Mediado pelo secretário Thaner Castro Nogueira, contou com a presença do vice-governador Barbosinha, do secretário Rodrigo Perez, da Segov, e do secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). Os participantes abordaram os desafios da gestão contemporânea, a transversalidade das metas entre as secretarias e a importância do contrato de gestão como elo entre planejamento e entrega.
O vice-governador destacou: “O governo precisa funcionar como uma orquestra: meu trabalho depende do seu. É preciso conexão para que as políticas públicas alcancem seus resultados”. Já o secretário Rodrigo Perez ressaltou a importância da eficiência exercida no dia a dia e do legado de governança futura, “Temos que saber gerenciar as diferentes demandas, técnicas e políticas para entregar o que as pessoas querem e precisam”. Enquanto o secretário Jaime Verruck alertou para o papel do Estado frente a temas estratégicos como inteligência artificial e reforma tributária, “Temos que sempre olhar lá para a frente e ver que quanto mais diverso é o nosso Estado, mais é desafiador”.
Painel 2 – Transversalidade da Estratégia no Governo de MS- Sob mediação de Mateus Abrita, coordenador de Estudos, Análises e Riscos da Segem/Segov, participaram a secretária Patrícia Cozzolino, da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), o secretário Marcelo Miranda, da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e o controlador-geral Carlos Eduardo Girão, da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS). O debate centrou-se nos mecanismos de planejamento orçamentário, monitoramento de resultados e articulação entre áreas para viabilizar a execução dos contratos de gestão.
Painel 3 – Boas Práticas do Contrato de Gestão- Mediado pelos trainees de gestão pública da Segem, o painel contou com as contribuições da gerente de projeto da Sad, Cárita Marilhants – Superintende de Patrimônio, Gestão Documental e Frotas; da ponto focal da Sed, Silvana Batista – Coordenadora de Tecnologia e Inovação; e do setorialista da Segem, Fábio Henrique Fernandes.
Neste bloco foram apresentados experiências e aprendizados na implementação do modelo, reforçando sua efetividade no cotidiano da administração estadual.
O encontro reafirma o comprometimento do Governo de Mato Grosso do Sul com a inovação e a modernização da gestão pública, por meio de estratégias que conectam pessoas, processos e resultados. A Rede de Gestão Estratégica se consolida como instrumento essencial para o avanço das políticas públicas, alinhando eficiência institucional com as demandas da sociedade.
Renata Brum, Comunicação Segem.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 26°


