
Seis projetos foram aprovados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) durante reunião realizada nesta quarta-feira (2), entre eles o Projeto de Lei 17/2025 , do deputado Roberto Hashioka (União), que inclui os pneus na Política Estadual de Reciclagem de Materiais. Também foi aprovado o Projeto de Lei 42/2025 , de autoria do deputado Neno Razuk (PL), que institui a Política de Conscientização e Atenção Integral à Saúde das Mulheres no Climatério e na Menopausa.
Pela proposta de Hashioka, analisada pelo deputado Neno Razuk, membro da CCJR, a inclusão dos pneus inservíveis é necessária devido ao impacto ambiental significativo gerado pelo descarte inadequado deles. “Pneus descartados irregularmente contribuem para a proliferação de vetores de doenças, como o mosquito Aedes aegypti, além de representarem um risco à poluição do solo e da água quando queimados ou acumulados em aterros sanitários”, explica o parlamentar na justificativa da proposta.
Já o projeto de Neno a respeito da política para conscientização e atenção integral à saúde das mulheres no climatério e na menopausa foi analisado, com parecer favorável, pelo deputado Junior Mochi (MDB), vice-presidente da CCJR. Entre as diretrizes estão: realização de campanhas, abordando sintomas, exames, diagnósticos e outras orientações; incentivando o atendimento multidisciplinar voltado à identificação precoce e ao tratamento de doenças crônicas comuns; e estimulando a formação, capacitação e sensibilização de profissionais.
Analisado com parecer favorável por Neno Razuk, o Projeto de Lei 131/2025 , de autoria do deputado Coronel David (PL), institui o Dia Estadual do Leonismo no Estado de Mato Grosso do Sul. A iniciativa visa a valorização do trabalho realizado pelo Lions Clube no Estado, com data a ser celebrada em 10 de outubro.
LDO
Analisado com parecer favorável pelo deputado Caravina (PSDB), presidente da CCJR, o Projeto de Lei 138/2025 , de autoria do Poder Executivo, trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com previsão de R$ 27,19 bilhões de reais para 2026. A proposta, com emendas, segue à Ordem do Dia.
O Projeto de Resolução 3/2025 , de autoria do deputado Caravina, que altera dispositivos da Resolução 10 /2024, que instituiu, no âmbito do ALEMS, a Medalha e o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo em homenagem a Helena Meirelles, foi analisado com parecer favorável pelo deputado Paulo Duarte (PSB), membro da CCJR. Conforme o texto, a modificação da proposta consiste na retirada da expressão "centenário" do texto da resolução original, com a finalidade de conferir caráter permanente à honraria instituída.
Por fim, o Projeto de Lei 136/2025 , de autoria da deputada Gleice Jane (PT), que institui o Dia Estadual de Luta pelos Direitos das Empregadas e Empregados Domésticos em Mato Grosso do Sul, foi aprovado pela comissão. Analisado com parecer favorável do deputado Pedrossian Neto (PSD), membro da CCJR, a data deve ser celebrada em 1º de junho, com ações educativas e campanhas públicas que reforcem os deveres trabalhistas aplicáveis a esses trabalhadores.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 26°


