Quinta, 11 de Junho de 2026
18°

Chuva

Ivinhema, MS

Geral Legislativo - MS

Aviso informativo sobre proibição de fidelização em contratos é proposto

Começou a tramitar nesta quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 168/2025 , de autoria do depu...

02/07/2025 às 14h30
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Compartilhe:
A proposta, do deputado Coronel David, efetiva a legislação vigente mas frequentemente descumprida por prestadores de serviços
A proposta, do deputado Coronel David, efetiva a legislação vigente mas frequentemente descumprida por prestadores de serviços

Começou a tramitar nesta quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 168/2025 , de autoria do deputado Coronel David (PL), que dispõe sobre a obrigatoriedade de manter exposta, em local visível, cópia da Lei Estadual nº 5.597 , de 24 de novembro de 2020, em todos os estabelecimentos que ofereçam contratos de consumo no Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências. A legislação citada proíbe, no âmbito estadual, a inserção de cláusulas que exijam a fidelização nos contratos de prestação de serviços, sob pena de cobrança de multa quando do encerramento do vínculo contratual pelo consumidor no curso do prazo fixado.

Continua após a publicidade
Anúncio

Pelo texto apresentado, todos os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços deverão afixar um cartaz no formato A4 com os dizeres que informam sobre a vedação à fidelização contratual. Além disso, será obrigatória a disponibilização de uma cópia impressa da referida lei para consulta dos consumidores no próprio local de atendimento. O descumprimento das novas obrigações sujeitará os infratores às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.

O aviso referido deverá conter, no mínimo, os seguintes dizeres: "Atenção: Nos termos da Lei Estadual nº 5.597, de 24 de novembro de 2020, é proibida a inserção de cláusulas de fidelização nos contratos de prestação de serviços neste Estado. O descumprimento sujeita o prestador de serviços às penalidades previstas na legislação." As letras devem ser legíveis e em local de ampla visibilidade para os consumidores.

Na justificativa, o parlamentar argumenta que, mesmo após quatro anos da sanção da lei, continuam frequentes as reclamações sobre cláusulas abusivas que impõem prazos obrigatórios de permanência contratual e penalidades por rescisão antecipada. A proposta busca combater essas práticas por meio da informação clara e acessível, promovendo o direito à livre contratação e à liberdade de escolha. “É uma medida educativa, de baixo custo e alto impacto social”, destaca Coronel David. O parlamentar ressalta ainda que a iniciativa fortalecerá o conhecimento dos consumidores sobre seus direitos, inibirá práticas abusivas e condutas reincidentes, facilitará a fiscalização e a atuação dos órgãos competentes e evitará litígios e demandas administrativas e judiciais desnecessárias. “O presente projeto não cria obrigações contratuais, mas apenas fortalece o cumprimento da legislação já vigente, por meio da ampla divulgação do direito já assegurado ao consumidor sul-mato-grossense”, finaliza o deputado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ivinhema, MS Atualizado às 21h24 - Fonte: ClimaTempo
18°
Chuva

Mín. 16° Máx. 20°

Sex 22°C 14°C
Sáb 21°C 13°C
Dom 20°C 16°C
Seg 21°C 14°C
Ter 23°C 12°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio