Equipamentos permite procedimentos minimamente invasivos com mais eficiência e segurança
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) tem feito, nas últimas semanas, a entrega de 11 sistemas completos de videolaparoscopia, também conhecidos como torres de vídeo rígidas, a unidades de saúde da rede pública de Mato Grosso do Sul. A medida fortalece a realização de cirurgias minimamente invasivas nos hospitais do interior do estado, promovendo mais segurança e eficiência no atendimento à população.
A distribuição dos equipamentos levou em conta o processo de regionalização da saúde. A SES fez a aquisição com foco em contemplar, de forma estratégica, unidades de acordo com as necessidades específicas de cada macrorregião.
Os municípios beneficiados são: Campo Grande, Dourados, Corumbá, Ponta Porã, Coxim, Nova Andradina, Três Lagoas, Naviraí, Paranaíba, Chapadão do Sul e Jardim.
Tecnologia em saúde
As torres possibilitam cirurgias com menor tempo de recuperação, menor risco de infecção e redução significativa no tempo de internação dos pacientes. Cada torre é composta por câmera de alta definição, monitor, fonte de luz, insuflador e demais componentes que formam o sistema.
Os recursos utilizados para aquisição dos equipamentos são oriundos tanto da esfera federal quanto estadual, viabilizados por meio de propostas previamente cadastradas e indicações parlamentares.
Para assegurar sua correta utilização, os profissionais de saúde das unidades contempladas passaram por capacitação especializada. A Superintendente de Atenção à Saúde da SES, Angélica Cristina Segatto Congro, destacou a importância da iniciativa: “Estamos investindo em tecnologia e capacitação para garantir um atendimento mais seguro, eficiente e humanizado. Essas torres representam um avanço significativo na qualidade das cirurgias realizadas nos hospitais”, finalizou.
Danúbia Burema, Comunicação SES
Foto capa: HR3Lagoas / Internas: Divulgação Aquidauana e Costa Rica
Mín. 10° Máx. 23°