Sexta, 04 de Julho de 2025
23°

Parcialmente nublado

Ivinhema, MS

Geral Dourados - MS

Mulheres indígenas iniciam cultivo de alimentos com apoio da Prefeitura

Projeto voltado às empreendedoras já beneficia comunidades das aldeias Jaguapiru e Bororó com preparo do solo em dezenas de áreas agricultáveis e i...

04/07/2025 às 12h18
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Dourados - MS
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS

Projeto voltado às empreendedoras já beneficia comunidades das aldeias Jaguapiru e Bororó com preparo do solo em dezenas de áreas agricultáveis e incentivo à agricultura familiar

Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS

A proposta contempla o cultivo grãos, hortaliças e tubérculos para o consumo interno e para abastecimento de programas sociaisFotos: Divulgação/Assecom

Famílias da Reserva Indígena de Dourados já iniciaram o plantio de alimentos em áreas preparadas pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar. A iniciativa faz parte de um projeto de incentivo à produção agrícola voltado especialmente às mulheres indígenas empreendedoras das aldeias Jaguapiru e Bororó.

O preparo do solo começou em maio, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas, a Funai, o Governo do Estado e a própria Secretaria de Agricultura Familiar (Semaf). A proposta contempla o cultivo de milho, mandioca, abobrinha, batata, legumes e outros tubérculos para o consumo interno e para abastecimento de programas sociais.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Cézar Pontim, já foram preparadas 32 áreas agrícolas nas aldeias, mas cerca de 20 ainda aguardam intervenção na Jaguapiru. “O plantio será de hortaliças, mandioca, milho e abóbora, tudo para consumo próprio”, ressaltou. “Há também famílias que vendem seus produtos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Prefeitura de Dourados”, explicou.

A coordenadora especial de Assuntos Indígenas, Sandra Rossati Medina, que também vive na reserva, contou que o projeto nasceu de uma solicitação feita por um grupo de mulheres indígenas. “São mulheres empreendedoras, que produzem para suas famílias e também vendem nas aldeias e na cidade”, explicou. “Elas nos procuraram para ajudar a ampliar a produção, e conseguimos articular o apoio necessário”, relatou.

Além de preparar o solo com maquinário e orientação técnica, o Governo do Estado contribui com sementes e ramas para o cultivo, e a Funai fornece o combustível para os equipamentos agrícolas. “É uma força-tarefa que fortalece a segurança alimentar, a autonomia econômica e o protagonismo feminino nas comunidades indígenas”, enfatiza Sandra.

O prefeito Marçal Filho destacou a importância da atenção especial às comunidades indígenas. “Estamos investindo na melhoria das estradas das aldeias Jaguapiru e Bororó, abrindo novas vias com cascalhamento, e em estágio avançado para a implantação do Samu Indígena, que funcionará no Hospital da Missão Caiuá, com atendimento exclusivo para essa população”, afirmou.

O projeto segue em expansão e deve beneficiar dezenas de famílias indígenas que buscam autonomia e melhores condições de vida por meio da agricultura sustentável e da valorização da cultura local.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Dourados - MS
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ivinhema, MS Atualizado às 15h04 - Fonte: ClimaTempo
23°
Parcialmente nublado

Mín. 10° Máx. 23°

Sáb 25°C 10°C
Dom 27°C 11°C
Seg 28°C 13°C
Ter 28°C 13°C
Qua 28°C 13°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio