
Mais de 300 policiais militares seguem reforçando as áreas das regiões centrais de Cuiabá e Várzea Grande, na Operação Centro Seguro, deflagrada pela Polícia Militar de Mato Grosso. A operação faz parte do Programa Tolerância Zero do Governo do Estado e realiza a intensificação do policiamento com ações até o dia 5 de julho.
O reforço do efetivo acontece com os batalhões de área do 1º e 2º Comandos Regionais (com sedes em Cuiabá e Várzea Grande) e também pelas unidades especializadas da PMMT, como a Cavalaria, Batalhão de Rondas Ostensiva Tática Móvel (Rotam), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Batalhão Ambiental (BPMPA), Força Tática e Companhia de Rondas e a Ações Intensivas Ostensivas (Raio).
O efetivo militar também recebe reforço de policiais que atuam nas áreas administrativas por meio da Jornada Extraordinária, que remunera os militares que atuam em serviço durante seus horários de folga. A operação também conta com apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e com a vigilância de 800 câmeras do Programa Vigia Mais MT.
A operação Centro Seguro tem como objetivo fortalecer o policiamento em áreas comerciais do centro da Região Metropolitana. Durante o período, estão sendo realizadas diversas ações preventivas, como pontos demonstrativos, saturações e abordagens policiais, para garantir a ordem pública e combater crimes de roubo, furto e outras práticas criminosas em flagrante.
O subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel José Nildo de Oliveira, destaca que a área central de Cuiabá tem apresentado reduções de furtos e roubos e enfatiza a importância da integração entre unidades militares para o andamento da operação.
“A Operação Centro Seguro vem para fortalecer ainda mais a presença da Polícia Militar e a sensação de segurança para os cidadãos, na região central de Cuiabá e Várzea Grande. Temos comprovadamente dados que apontam a redução de crimes e vamos continuar fazendo a manutenção da segurança com todas as nossas equipes. O objetivo é manter o trabalho integrado junto com nossos batalhões especializados, coibindo a prática de crimes com tolerância zero a todos os delitos”, ressalta o coronel.
Redução de crimes
Entre janeiro e maio de 2025, as forças de segurança registraram queda de 26% em crimes de roubos e de 9% em furtos, em comparação com o ano interior, na região central de Cuiabá.
Em 2025, foram registrados 349 furtos e 39 roubos, enquanto que, no ano de 2024, foram contabilizados 382 furtos e 53 roubos. Os dados foram disponibilizados, na quarta-feira (2.7), pela Superintendência do Observatório de Segurança Pública (SROP).
IVINHEMA Dois homens ficam feridos em colisão entre motos na MS-141
IVINHEMA Colisão traseira entre dois carros é registrada na rotatória do Eco Park
ANGÉLICA Ação da Polícia Militar resulta na apreensão de arma de fogo irregular em Angélica
IVINHEMA Polícia Militar encontra motocicleta furtada escondida em área de canavial em Ivinhema
Polícia Militar/MT Polícia Militar conduz dois faccionados e apreende porções de maconha e pasta base em Sinop
Polícia Militar/MT Polícia Militar prende suspeito de estuprar enteada de 9 anos em matagal
Polícia Militar/MT Companhia Raio da PM prende homem com 45 porções de maconha em Várzea Grande
Polícia Militar/MT Polícia Militar prende suspeito por tentativa de homicídio contra irmãos em Porto Esperidião
Polícia Militar/MT Polícia Militar conduz dois homens por lesão corporal em briga familiar em Colniza Mín. 17° Máx. 28°


