
A segurança do maior presídio do estado - a PED (Penitenciária Estadual de Dourados) está sendo reforçada com a entrega de uma viatura semiblindada, novos armamentos e coletes balísticos realizada pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). A solenidade de entrega aconteceu nesta terça-feira (8), durante evento que também marcou a inauguração da nova Sala de Espera dos Advogados da unidade, construída em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – Seccional MS e Subseção Dourados.
Com foco na modernização das atividades operacionais e na valorização da atuação profissional, entre os equipamentos entregues pela Agepen, destacam-se espingardas calibre 12 com munições de elastômero, pistolas Taurus TS9 calibre 9mm, coletes balísticos de proteção individual e uma viatura com blindagem parcial nível IIIA. O veículo é resistente a disparos de armas de grosso calibre, conta com compartimento-cela e vidros de segurança de até 21 mm, oferecendo mais proteção e eficiência nas atividades de escolta e transporte de custodiados.




A cerimônia reuniu autoridades do sistema de justiça, segurança pública e da advocacia, simbolizando o compromisso da administração penitenciária com a modernização das unidades prisionais e a valorização dos profissionais que atuam no sistema.

Presente na cerimônia, o vice-governador José Carlos Barbosa, destacou que as entregas simbolizam fortalecimento, dignidade e atenuam o ambiente prisional. "Nossa prioridade é cuidar das pessoas que atuam na segurança pública e oferecer condições para que o sistema cumpra seu papel ressocializador com eficiência e humanidade. Além disso, o Governo do Estado reconhece a importância da advocacia como aliada na preservação dos direitos e da dignidade da pessoa privada de liberdade", ressaltou.
A entrega simbólica da chave da viatura foi realizada ao diretor da Penitenciária Estadual de Dourados, Elias Costa Gomes, pelas mãos do vice-governador, Barbosinha; do diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini; e do secretário-executivo de Justiça, Rafael Garcia Ribeiro (foto principal).
De acordo com o diretor-presidente da Agepen, essa obra simboliza o compromisso conjunto entre a Agepen e a OAB em garantir direitos, promover a dignidade e fortalecer a atuação da advocacia dentro do sistema prisional. "Enquanto o advogado defende garantias individuais, o policial penal tem o legado de manter a ordem, a disciplina e a segurança nas unidades. É um trabalho complexo e de alto risco, mas que também envolve ressocialização, saúde, educação e dignidade. Seguimos investindo em estrutura, equipamentos e parcerias para oferecer um sistema mais justo e eficiente, tanto para quem está sob custódia quanto para toda a sociedade”, afirmou Maiorchini.
Além dos investimentos em segurança, a Agepen celebrou a inauguração da Sala de Espera dos Advogados da PED, um espaço com cerca de 43,5 m², climatizado, acessível e seguro, construído como antessala da portaria principal da unidade. O projeto foi executado com recursos próprios da penitenciária, contando com a colaboração da OAB, que contribuiu com a doação de móveis, computadores, televisão, armários e ar-condicionado.
Representando a Ordem, o secretário-geral e corregedor-geral da OAB/MS, Luiz Renê Gonçalves do Amaral, parabenizou a gestão da agência penitenciária pela atuação integrada e estratégica em prol de um sistema de justiça mais digno. "Esta obra representa o compromisso conjunto com o respeito às garantias legais, à advocacia e à sociedade. É um exemplo de que instituições distintas podem caminhar lado a lado para promover melhorias reais no ambiente prisional e valorizar o exercício profissional dos advogados”, frisou.
Segundo a direção da unidade, a nova estrutura proporciona mais dignidade no atendimento aos advogados que atuam junto aos custodiados, além de reforçar o compromisso da administração penitenciária com o respeito às prerrogativas da advocacia e com a humanização do sistema prisional. Sobre os equipamentos de segurança, o diretor da PED, Elias Costa, informou que irão reforçar ainda mais o trabalho que o policial penal exerce lá na ponta, fornecendo mais segurança e preparo para toda equipe.
Também participaram da solenidade o juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, Fernando Duque Estrada; o diretor-geral da Polícia Penal, Anderson Moreno; o diretor de Operações da Agepen, Flávio Rodrigues; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Mato Grosso do Sul - CAAMS, Gabriel Marinho; a presidente da OAB/MS Subseção Dourados e Itaporã, Edna Bonelli, entre outras autoridades e convidados.

Comunicação Agepen/MS.Fotos: Keila Oliveira e Gerson Walber/OAB/MS.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 21°


