
Integração de dados clínicos, compartilhamento de informações e modernização regulatória também fizeram parte da discussão, em evento da Governança Hospitalar
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) estuda a adoção de uma nova ferramenta digital voltada ao monitoramento e à avaliação de contratos com OSs (Organizações Sociais) e PPPs (Parcerias Público-Privadas). A proposta foi discutida durante o evento “Estratégias Digitais para a Gestão em Saúde Pública”, que na última quinta-feira (3) reuniu especialistas e gestores para debater soluções tecnológicas aplicadas à administração da saúde no estado.
Além do controle contratual, temas como integração de dados clínicos, compartilhamento de informações e modernização regulatória também estiveram em pauta. Palestrantes como Ricardo Scoralick Duarte Dias, Augusto Patricio Alencar Bandeira Júnior e Lucivaldo Lourenço da Silva Filho também contribuíram com reflexões sobre integração de dados em saúde, ferramentas digitais para a regulaçao do acesso e gestao de filas de espera, e prestação de contas.
O superintendente de Governança Hospitalar da SES, Edson da Mata, destaca que a discussao é feita porque a adoção de um sistema de gerenciamento representa avanço na governança, permitindo maior rastreabilidade das ações contratadas e sobre a qualidade dos serviços prestados pelas OSs, além de respostas mais rápidas às demandas da população.
“A proposta apresentada é baseada em uma ferramenta já implantada em SP, que oferece maior agilidade na prestação de contas, revisão e aprimoramento dos indicadores de qualidade e quantidade previstos nos contratos. Além disso, fornece relatórios e dashboards que auxiliam o gestor na tomada de decisões com base em informações rápidas e fidedignas. Vai nos possibilitar um avanço muito grande na celeridade e acompanhamento dos contratos. O treinamento das equipes técnicas — tanto da gestão quanto do controle — é outro diferencial que potencializa os resultados e fortalece a governança na saúde”, detalha.
Referência
A iniciativa é inspirada na experiência da Prefeitura de São Paulo, que implementou solução semelhante. O projeto na capital paulista integra estrutura mais ampla de modernização da gestão pública em saúde, que também inclui obras, inovação organizacional, regulação digital e sistemas de monitoramento de resultados.
Durante o evento, o coordenador-geral da UCP (Unidade de Coordenação de Projetos) da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Marcelo Itiro Takano, compartilhou a experiência bem-sucedida da capital nos últimos quatro anos, com destaque para o sistema e-Saúde SP. “É uma oportunidade de compartilhar experiências com gestores de alto nível que é o que a gente encontra aqui no Mato Grosso do Sul. São Paulo teve uma experiência nos últimos 4 anos de investimento pesado na estrutura digital, estratégias digitais para tentar qualificar a atenção à saúde, e a gente vem aqui no dia de hoje tentar compartilhar um pouquinho do que vem dando um bom resultado”, revelou.
Segundo ele, a ferramenta permite a integração de dados clínicos, o compartilhamento de informações entre unidades e a modernização do processo regulatório, resultando em transparência na aplicação de recursos, melhoria da qualidade assistencial e responsabilidade fiscal.
Além disso, Takano destacou o impacto do sistema integrado de controle e avaliação de parcerias, que possibilita o acompanhamento contínuo dos contratos com OSs. “Como a gestão garante que o erário aplicado nas organizações sociais está dando um bom resultado com responsabilidade financeira e fiscal”, resume.
Também participou do evento o especialista Luiz Camargo, parceiro do município de São Paulo na implementação de soluções digitais. Camargo ressaltou que os erros enfrentados no início do processo contribuíram para o amadurecimento das tecnologias adotadas e que compartilhar essa experiência pode ajudar Mato Grosso do Sul a acelerar seus próprios avanços, evitando os mesmos obstáculos. “Creio que essa experiência seja vital”, opinou.



Modernização
O sistema discutido para a Saúde contempla painéis de controle visuais e ferramentas que facilitam o acompanhamento das metas contratuais e a mensuração da resolutividade do atendimento. Esse modelo de gerenciamento permite maior agilidade para a prestação de contas, revisão e aprimoramento de indicadores contratuais, com a geração de relatórios e dashboards que apoiam o gestor na tomada de decisões com base em dados fidedignos e atualizados.
A plataforma prevê ainda a capacitação das equipes técnicas envolvidas, tanto na gestão quanto no controle, para garantir o uso adequado das informações e potencializar os resultados assistenciais e financeiros.
“Discutir soluções digitais para a gestão pública da saúde é fundamental diante dos desafios que enfrentamos. Estamos falando de ferramentas que nos permitem atuar com mais eficiência, mais transparência e maior capacidade de resposta às necessidades da população. Esse debate sinaliza o compromisso da SES com uma gestão que valoriza dados confiáveis, decisões bem embasadas e o uso inteligente dos recursos públicos”, finaliza o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa.

Danúbia Burema e Helton Davis, Comunicação SES
Fotos: Helton Davis
Mato Grosso do Sul Boletim Epidemiológico: MS registra 1.764 casos confirmados de chikungunya
Mato Grosso do Sul Atenção população de Campo Grande: Casa da Saúde altera atendimento no período de Páscoa
Mato Grosso do Sul Dia D aplica mais de 46 mil doses contra a gripe em MS, com dados ainda parciais
Bataguassu - MS 100% das doses recebidas foram aplicadas no Dia D e campanha contra a gripe começa com alta adesão
Mato Grosso do Sul Para frear a chikungunya: Governo de MS abre leitos, articula vacina e atua em territórios indígenas
Mato Grosso do Sul Como funciona o financiamento da saúde pública? Entenda como os recursos chegam aos municípios
Mato Grosso do Sul Abril Verde mobiliza Mato Grosso do Sul para enfrentar acidentes de trânsito relacionados ao trabalho
Mato Grosso do Sul Diretor do PNI participa de ação em asilo e reforça início da vacinação contra influenza em MS
Mato Grosso do Sul Pai e filha unidos pela solidariedade: doador encerra trajetória de 52 anos e inspira nova geração no Hemosul Mín. 21° Máx. 35°


