Famílias dos bairros Jardim Ibiza e Rouxinol serão beneficiadas após décadas de espera; solenidade que marcará a realização de um sonho para os moradores beneficiados acontece às 19h na Escola Municipal Iria Lucia Wilhelm Konzen
Última entrega de títulos beneficiou moradores do Izidro Pedroso, Terra Roxa, Eulália Pires e Antônio João.Foto: A. Frota/Arquivo
A Prefeitura de Dourados realiza nesta quarta-feira (16) mais uma etapa do Programa Dourados Moradia Legal, com a entrega de 75 títulos de regularização fundiária. Os beneficiados desta vez são moradores dos bairros Jardim Ibiza e Rouxinol, que há décadas aguardam pelo documento oficial de propriedade dos imóveis. A cerimônia está marcada para as 19h, na Escola Municipal Iria Lucia Wilhelm Konzen, localizada no Parque do Lago II.
Desde o início do ano, o prefeito Marçal Filho e o secretário municipal de Habitação, Éder Felipe Souza Lima, vêm realizando um esforço conjunto para levar segurança jurídica e dignidade às famílias que vivem em áreas ainda não regularizadas. Já foram contemplados moradores dos conjuntos Izidro Pedroso, Terra Roxa, Eulália Pires e Antônio João.
A ação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Habitação de Interesse Social (Agehab), o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, através do Programa Lar Legal. “Estamos seguindo uma determinação do prefeito Marçal Filho de priorizar a regularização fundiária dos imóveis para garantir não apenas o direito de propriedade das famílias, mas, sobretudo, a cidadania delas”, enfatiza Eder Felipe Souza Lima, diretor-presidente da Agehab.
Para o prefeito Marçal Filho, o programa representa o reconhecimento da luta das famílias. “Não há satisfação maior do que ter um lar para chamar de seu”, argumenta. “E melhor ainda com documento registrado em cartório”, continua o prefeito. “Vamos lutar para que Dourados siga como referência em habitação, com projetos que atendam, principalmente, quem mais precisa”, afirmou.
Segundo Éder Felipe o impacto da entrega vai além da formalidade do papel. “O título não é só um documento”, ressalta. “É segurança, é herança, é a chance de deixar um bem para filhos e netos”, disse. A previsão da Prefeitura de Dourados é entregar cerca de 2 mil títulos até o final do ano, todos sem custo para o cidadão, uma vez que os procedimentos são totalmente custeados pelo município.
Mín. 15° Máx. 28°