Iniciativa visa fomentar reflexões e discussões sobre a política pública de drogas no contexto da saúde mental, propondo a construção de uma rede municipal de atendimento mais integrada e humanizada
Seminário acontecerá nesta quinta-feira, dia 17, no auditório da OAB/Dourados. Divulgação
O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) de Dourados encerra hoje – 15 de julho – as inscrições para o seminário “Caminhos para uma Rede de Cuidados à Pessoa com Dependência Química: Da Urgência ao Acolhimento”, que acontecerá na quinta-feira, dia 17, das 7h às 12h, no auditório da OAB (Rua Onofre Pereira de Matos, 1712 – Centro). O evento é gratuito e voltado a profissionais da saúde, assistência social, educação, autoridades, estudantes e demais interessados na temática.
O seminário visa fomentar reflexões e discussões sobre a política pública de drogas no contexto da saúde mental, propondo a construção de uma rede municipal de atendimento mais integrada e humanizada para pessoas em situação de dependência química.
De acordo com o presidente do Comad, Manoel Aparecido Pereira, Dourados já deveria contar com um CAPS AD 24 horas, conforme recomenda o Ministério da Saúde para municípios com mais de 150 mil habitantes. “Esse serviço é essencial para oferecer atendimento contínuo e integral a pessoas com transtornos relacionados ao uso de álcool e outras drogas, com funcionamento todos os dias da semana e planos terapêuticos individualizados”, destaca.
Manoel também enfatiza a importância de fortalecer a articulação entre os serviços públicos de saúde e as comunidades terapêuticas, que atuam no acolhimento voluntário e na promoção do autoconhecimento, hábitos saudáveis e reinserção social com foco na sobriedade.
PROGRAMAÇÃO
7h10 – Credenciamento
7h40 – Mesa de Abertura e Apresentação Cultural
8h – Palestra 1: A estrutura do atendimento ao usuário de álcool e outras drogas na política de saúde pública
9h – Palestra 2: O papel das comunidades terapêuticas e grupos de ajuda mútua (Ambas ministradas por Talita Rolim da Silva, assistente social, psicóloga, especialista em dependência química e saúde mental)
9h50 – Intervalo
10h – Roda de conversa com profissionais do CAPS AD, UPA, SAMU e Segurança Pública
11h – Debate com participação do público
12h – Encerramento
Serão emitidos certificados aos participantes que cumprirem a carga horária. E as inscrições podem ser feitas até esta terça-feira, 15 de julho, por meio do formulário disponível na bio do Instagram do Comad: @comaddourados
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfeHLXtf0UvgVcVHCRmHGx8H1vf7fNx1-MVq9ES0G2GnKy1HQ/viewform
Mín. 15° Máx. 29°