
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquista para Todas”, evento acontecerá nos dias 24 e 25 de julho, na Câmara Municipal, e reunirá representantes de 11 municípios da região da Grande Dourados

Conferência tem objetivo de ampliar a participação das mulheres na formulação de políticas públicas efetivas, diversas e interseccionais. Foto: Divulgação
A Prefeitura de Dourados, por intermédio da Coordenadoria de Direitos Humanos e Cidadania e Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, vai realizar nos dias 24 e 25 de julho, a 5ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres. O evento será no plenário da Câmara Municipal e reunirá representantes dos municípios de Dourados, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Maracaju, Rio Brilhante e Vicentina.
Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquista para todas”, a Conferência propõe um espaço democrático de escuta, troca de experiências e articulação entre o poder público e a sociedade civil, com o objetivo de ampliar a participação das mulheres na formulação de políticas públicas efetivas, diversas e interseccionais.
A programação contará com rodas de conversa, trabalhos em grupo e plenárias temáticas, que abordarão dois eixos principais: As condições de vida e luta das mulheres nos territórios; As principais demandas para as políticas públicas. As atividades se desenvolverão, no dia 24, das 7h às 17h, e, no dia 25, das 7h30 às 11h30.
Para os organizadores, a Conferência Regional é de grande importância, pois permite compreender, a partir da vivência das mulheres nos diferentes territórios, os desafios enfrentados no cotidiano, além de traçar ações efetivas para superá-los. Trata-se também de uma etapa preparatória fundamental para a Conferência Estadual e, posteriormente, para a 6ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, contribuindo diretamente para a formulação de políticas públicas em âmbito nacional.
OBJETIVOS CENTRAIS
Fortalecer e incentivar a participação efetiva das mulheres, considerando a diversidade e a interseccionalidade, na construção e ampliação das políticas públicas; Produzir um diagnóstico participativo sobre as condições de vida das mulheres e a eficácia das políticas existentes; Definir e consolidar ações prioritárias para as políticas de gênero no território regional; Estreitar o diálogo entre governo e sociedade civil, promovendo maior eficácia na implementação das políticas públicas; Eleger as representantes do município para a etapa estadual da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
Luiz Carlos Ferreira Calado, da Coordenadoria de Direitos Humanos e Cidadania, explica que a ideia é debater a realidade das mulheres em seus territórios e propor caminhos para fortalecer as políticas públicas de gênero, “possibilitando a construção de um panorama regional sobre os desafios enfrentados pelas mulheres e suas propostas de transformação”.
O coordenador considera ainda que a conferência representa um espaço essencial de participação popular, escuta ativa e formulação coletiva de propostas que visam o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres na região sul do estado.
Todas as participantes inscritas receberão certificado de participação. O evento é uma realização da Coordenação de Direitos Humanos e Cidadania e da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, com apoio da Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Câmara Municipal de Dourados e do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio de um formulário online: https://forms.gle/S3FSNkWu9h6sTZaY8
SERVIÇO
5ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres
Data: 24 de julho (7h às 17h) e 25 de julho (7h30 às 11h30)
Local: Câmara Municipal de Dourados – MS
Tema: “Mais democracia, mais igualdade, mais conquista para todas”
Inscrições: https://forms.gle/S3FSNkWu9h6sTZaY8
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 21°


