
O Conselho Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul foi homenageado hoje, 16, pelo deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) com a entrega de moção de congratulação pelo cumprimento integral dos requisitos de habilitação para a Conferência Nacional das Cidades. MS foi o primeiro estado da federação a realizar a Conferência Estadual das Cidades, ocorrido neste mês de junho de 2025.
A honraria foi entregue no gabinete parlamentar, na Assembleia Legislativa, à secretária-executiva Maria do Carmo Avesani Lopez e à a coordenadora Tânia Maria de Souza Marques, extensiva a todos os conselheiros. O presidente Guilherme Alcântara Carvalho também foi agraciado. Eles promoveram conferências locais nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, demonstrando o compromisso do Estado com o desenvolvimento urbano sustentável e com a justiça social.
Durante a conferência, foram debatidas propostas sobre habitação, mobilidade, saneamento, meio ambiente e outros assuntos, para uma cidade mais justa. O evento reuniu mais de 700 pessoas, entre representantes municipais, bem como da Secretaria Nacional de Habitação e da Secretaria Executiva do Conselho das Cidades. Foram eleitos 41 delegados que irão representar o Estado na etapa nacional, em outubro de 2025.
Sobre a Conferência - A 6ª Conferência Nacional das Cidades objetiva construir a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e discutir caminhos para cidades mais inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social. O evento busca a participação da sociedade civil e do poder público na formulação de políticas públicas urbanas e garantir que a população tenha voz na definição de como suas cidades serão no futuro.
Ela se divide em três etapas: municipal, estadual e nacional e envolve o Governo nos três níveis, sociedade civil organizada, como entidades, movimentos sociais, setor privado e cidadãos em geral. O Ministério das Cidades e o Conselho das Cidades são os órgãos responsáveis pela organização da conferência e o tema deste ano é “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 21°


