
A Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), vinculada à Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul), formalizou um convênio com a Prefeitura de Jardim - região sudoeste do Estado - para a execução de obras de drenagem e pavimentação em caráter emergencial.
A assinatura ocorreu em 14 de julho de 2025, com vigência de 12 meses, prorrogável conforme os termos legais. O investimento previsto é de R$ 994.038,21.
O recurso será destinado à reestruturação da rua Tenente Ary Rodrigues e da avenida Alcides Cavalheiro, duas importantes vias que sofreram danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município no último mês de junho.
O secretário de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul, Guilherme Alcântara de Carvalho, enfatizou o papel estratégico da obra para a melhoria da infraestrutura urbana e o impacto positivo sobre a qualidade de vida dos moradores.
“Essa intervenção não se resume apenas a uma ação de engenharia. Estamos lidando com soluções que afetam diretamente a rotina das pessoas, dos cidadãos jardinenses. É investimento público com efeito no desenvolvimento”, afirmou o secretário.
As obras em Jardim estão inseridas na estratégia de ampliar e modernizar a infraestrutura urbana nos municípios, promovendo segurança nas vias, a melhora no tráfego e no deslocamento diário da população.

Além de sua importância local, a região se destaca como destino turístico de Mato Grosso do Sul, com seus atrativos naturais que integram o ecoturismo estadual. O município também está estrategicamente localizado na Rota Bioceânica, corredor rodoviário que liga o Brasil aos portos do Chile e da Argentina via Paraguai, considerado peça-chave na logística sul-americana.
Parque
Recentemente, o Governo de Mato Grosso do Sul homologou o resultado da licitação do projeto de R$ 10,3 milhões para pavimentação, restauração asfáltica e drenagem de águas pluviais no bairro Parque Industrial, em Jardim.
Essa obra vai contemplar intervenções nas ruas: Cecília Nascimento Bambil, Mato Grosso do Sul, Neilan Lima, Raul Pompéia, Emiliana Aguilera, Manaus, Porto Velho e a Avenida Mauro Eduardo Bearari.
“Essas melhorias são essenciais para que a cidade possa acompanhar essas mudanças e se beneficiar com as oportunidades que virão”, finaliza o secretário.
Além das intervenções em infraestrutura urbana, o município de Jardim foi contemplado com a construção do novo Batalhão da Polícia Militar. Conforme a Agesul as obras para a conclusão da unidade começam no segundo semestre.
As novas instalações visam, principalmente, ampliar a integração da PM com a comunidade local e oferecer um ponto de referência para quem transita pela região, reforçando a segurança pública e a presença do Estado no município.
Alexsandro Nogueira, Comunicação Seilog
Fotos: Chico Ribeiro/Arquivo
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 21°


