Sexta, 18 de Julho de 2025
15°

Parcialmente nublado

Ivinhema, MS

Câmara dos Deputados Câmara

Comissão aprova projeto que suspende regulamentação da Lei da Mata Atlântica

Proposta continua em análise na Câmara dos Deputados

18/07/2025 às 07h02
Por: Redação Fonte: Agência Câmara
Compartilhe:
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 718/24 , do deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG), que suspende decreto que regulamenta a Lei da Mata Atlântica ( Lei 11.428/06 ).

O Decreto 6.660/08 regulamenta a utilização e proteção da vegetação nativa da Mata Atlântica. A intenção é delimitar as áreas protegidas e evitar desmatamentos ilegais e degradação ambiental.

Freitas, no entanto, afirma que a região norte de Minas Gerais foi "equivocadamente incluída" na Mata Atlântica. Segundo ele, uma lei estadual reconheceu a região norte como área de Mata Seca, ecossistema distinto da Mata Atlântica.

Para o relator, deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), outras regiões além do norte de Minas foram afetadas pela "ampliação indevida" do conceito de Mata Atlântica, com impactos sobre os produtores rurais. "A aplicação rígida e uniforme dessas normas, sem considerar as particularidades regionais, tem imposto restrições desproporcionais, resultando em prejuízos que superam os benefícios pretendidos pela legislação", avaliou.

Nogueira afirmou que o decreto presidencial é um desrespeito aos produtores rurais dessas regiões que, de maneira injusta, são impedidos de trabalhar na terra. "Na verdade, deveriam ser incentivados ao exercício de suas atividades agrícolas, que são dignas e fundamentais para alimentar os brasileiros e sustentar economicamente esta nação", disse o parlamentar.

Próximos passos
A proposta ainda será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário. Para vigorar, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ivinhema, MS Atualizado às 10h04 - Fonte: ClimaTempo
15°
Parcialmente nublado

Mín. Máx. 21°

Sáb 26°C 8°C
Dom 28°C 14°C
Seg 32°C 15°C
Ter 34°C 16°C
Qua 35°C 18°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio