Sexta, 18 de Julho de 2025
15°

Parcialmente nublado

Ivinhema, MS

Saúde Mato Grosso do Sul

SES destaca importância da participação de famílias de MS em pesquisa sobre nutrição infantil

Pesquisadores estão realizando visitas domiciliares para conhecer situação alimentar e nutricional de crianças brasileiras em Campo Grande e Corumb...

18/07/2025 às 09h38
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução/Secom Mato Grosso do Sul

Pesquisadores estão realizando visitas domiciliares para conhecer situação alimentar e nutricional de crianças brasileiras em Campo Grande e Corumbá

A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) reforça a importância da participação da população na 2ª edição do Enani (Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil), promovido pelo Ministério da Saúde. A pesquisa está sendo realizada em 75 municípios de todo o país e busca atualizar o retrato nutricional de crianças brasileiras de até seis anos e suas mães.

No Estado, foram escolhidas as cidades de Campo Grande e Corumbá. O estudo já ouviu mais de 10 mil crianças de até 6 anos e suas mães e visitará, ao todo, 15 mil domicílios em 19 estados brasileiros.

“A coleta de dados do Enani é essencial para orientar políticas públicas que melhorem a alimentação, o crescimento e a saúde das nossas crianças. É uma oportunidade de transformar informação em ação, com impacto direto na vida das famílias sul-mato-grossenses”, afirma Anderson Holsbach, gerente de Alimentação e Nutrição da SES.

Devidamente identificados

Durante as visitas, os entrevistadores — identificados com camiseta e crachá do Enani-2024, cuja coleta de dados está ocorrendo agora em 2025 — realizam três etapas: entrevista com a mãe ou cuidador sobre alimentação e amamentação; medição de peso e altura da criança e da mãe biológica; e agendamento para posterior coleta de sangue.

Os exames laboratoriais incluem hemograma completo e análise de marcadores como ferro e vitamina A. Quando necessário, a família é encaminhada à unidade de saúde para acompanhamento. As amostras também vão compor um biorrepositório, que permitirá estudos futuros.

A pesquisa é conduzida pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em parceria com outras universidades públicas. Os dados produzidos servirão de base para avaliar e redirecionar programas do SUS (Sistema Único de Saúde).

Na edição anterior, realizada em 2019, os resultados revelaram que 10% das crianças brasileiras tinham anemia, 50% viviam em situação de insegurança alimentar e 80% já consumiam alimentos ultraprocessados. As informações subsidiaram novas políticas públicas.

Em Campo Grande e Corumbá, a participação das famílias é decisiva para que o estado tenha um retrato real da saúde nutricional de sua população infantil. A SES orienta que as famílias recebam os pesquisadores e esclareçam suas dúvidas por meio do telefone gratuito 0800 888 0022.

Saiba mais: https://enani.nutricao.ufrj.br

Danúbia Burema, Comunicação SES
Foto: Divulgação Enani

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ivinhema, MS Atualizado às 10h04 - Fonte: ClimaTempo
15°
Parcialmente nublado

Mín. Máx. 21°

Sáb 26°C 8°C
Dom 28°C 14°C
Seg 32°C 15°C
Ter 34°C 16°C
Qua 35°C 18°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio