
O tradicional desfile de 7 de Setembro, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, contará com 18 organizações civis e militares ao longo da Rua 13 de Maio, no centro de Campo Grande. A cerimônia terá início às 8h45 e duração aproximada de duas horas.
O evento começa com o governador Eduardo Riedel e o chefe do Comando Militar do Oeste (CMO), general de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, em revista à tropa militar na Avenida Mato Grosso. Em seguida, as autoridades seguem para o palanque oficial, na esquina da Avenida Afonso Pena com a Rua 13 de Maio, onde será dada a autorização para abertura do desfile.
Em frente ao palanque, ocorre a cerimônia de hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e do Município, seguida pelo acendimento da Pira com o Fogo Simbólico da Pátria, conduzido por estudantes da rede pública e militares, e pela execução do Hino da Independência.
A abertura do desfile será feita pela Associação Cidade dos Meninos de Campo Grande, seguida pelas organizações Filhas de Jó e Ordem DeMolay. Depois, desfilam alunos das escolas estaduais cívico-militares Marçal de Souza Tupã-y e Professor Tito, e do Colégio Militar de Campo Grande.
Em seguida, integrantes do Exército e da Aeronáutica marcham a pé, seguidos pelos membros da Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil. O encerramento ocorre de forma motorizada, com a participação do Comando Militar do Oeste, das polícias Militar, Civil, Penal e Científica, e do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.
O público poderá acompanhar o desfile ao longo do trecho da Rua 13 de Maio, entre as ruas Antônio Maria Coelho e 15 de Novembro.
Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo
Mato Grosso do Sul Caracol celebrou 61 anos com entregas de casas, lançamentos de obras e agenda cultural
Mato Grosso do Sul Com apoio do Governo, Taboadão 2026 movimenta turismo, cultura e economia da região
Mato Grosso do Sul Para preservar gastronomia e cultura, Governo de MS apoia tradicional Festa da Linguiça de Maracaju
Mato Grosso do Sul Fundação de Cultura seleciona propostas para atrações regionais do Festival América do Sul 2026
Mato Grosso do Sul Editais destinam R$ 1 milhão ao audiovisual de MS com foco em produção, exibição e circulação
Mato Grosso do Sul Festa do Pé de Soja Solteiro movimentou Laguna Carapã com tradição, tecnologia e safra em alta
Mato Grosso do Sul Com apoio do Governo de MS, Expojardim movimenta economia e impulsiona negócios no campo
Mato Grosso do Sul Agendão: fim de semana tem dança, cinema, teatro e feira cultural em Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul Festival América do Sul 2026 transforma Corumbá em território de encontros, arte e travessia Mín. 15° Máx. 29°


