
Ação conta com o apoio de diversos parceiros para oferecer serviços de saúde, benefícios previdenciários e orientações sobre crédito rural aos moradores de regiões mais distantes de Dourados

Serviços iniciaram nesta quarta, vão até sexta e estão sendo oferecidos na Escola Estadual Antônio Vicente Azambuja – Fotos: A. Frota
Moradores do distrito de Itahum, localizado a 60 km de Dourados, além de assentamentos como Lagoa Grande e Amparo, chácaras e sítios da região, estão recebendo uma série de serviços gratuitos por meio do projeto “Agraer e Prefeitura de Dourados em Ação”, que começou na quarta-feira (27) e segue até esta sexta-feira (29), na Escola Estadual Antônio Vicente Azambuja. A iniciativa reúne atendimentos de saúde, assistência social, crédito rural e benefícios previdenciários, levando cidadania para comunidades mais distantes da área urbana.
Durante a ação, a população tem acesso a diversos serviços, como requerimento de aposentadoria rural e urbana, salário-maternidade, BPC/Loas, pensão por morte, auxílio-reclusão, seguro-desemprego para pescador artesanal, benefícios por incapacidade temporária, certidão de tempo de contribuição, atualização do Cadastro Único, vacinas, mamografias e orientações sobre crédito rural e projetos fundiários.
Em alguns casos, os benefícios são liberados na hora, como aconteceu com Santa Rita Nunes Vieira, 60 anos, moradora do assentamento Lagoa Grande, que aguardava aposentadoria há um ano e conseguiu o benefício durante o mutirão. “Fiquei surpresa de ter dado muito certo e de forma rápida. Agora minha situação vai melhorar e estou muito agradecida”, disse emocionada.
A estrutura também conta com a carreta do Hospital de Amor, que realiza exames de mamografia, como o feito por Marineide Jara Barbosa, também do assentamento Lagoa Grande. “Achei mais prático porque, se fosse pelo posto de saúde, teria que ir até Dourados. Aqui fiz na hora, perto de casa”, destacou. Já Terezinha de Fátima Rezende, do assentamento Amparo, atualizou o CadÚnico e elogiou a logística do atendimento: “Gostei muito, porque a van da Assistência Social foi nos buscar em casa. Isso facilita e agiliza os atendimentos. Estão de parabéns os organizadores.”
O prefeito Marçal Filho acompanhou os atendimentos nesta quinta-feira (28) e ressaltou a importância de levar os serviços públicos a regiões mais afastadas. “Estamos oferecendo uma gama de serviços importantes, desde atendimentos de saúde até apoio previdenciário e orientações sobre crédito rural”, explicou. “Essa parceria com a Agraer e outras entidades é fundamental para garantir mais qualidade de vida à população que mora longe do centro da cidade”, afirmou.
Para o secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, o mutirão é essencial para reduzir desigualdades no acesso a benefícios e políticas públicas. “A distância muitas vezes dificulta que os moradores tenham acesso a exames, benefícios e orientações. Trazer os serviços para perto da população é valorizar essas famílias e garantir seus direitos”, explicou.
O evento conta com o apoio das secretarias municipais de Agricultura Familiar (Semaf), Assistência Social (Semas) e Fundação de Esportes de Dourados (Funed), que promove atividades recreativas e de lazer para a comunidade, como pintura facial, brincadeiras lúdicas e ginástica laboral. O projeto é considerado piloto e deve ser expandido para outros distritos e aldeias indígenas nos próximos meses.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 21°


