
Curitiba, PR – De 26 a 28 de agosto de 2025, a capital paranaense foi palco do III Encontro Técnico da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (RENORCRIM), um dos principais fóruns nacionais voltados à articulação de estratégias integradas no combate ao crime organizado. A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul foi representada pela Diretora do DRACCO, Deleagada Ana Claudia Medina, que além de participante do evento, colaborou ministrando a palestra “Transformando o produto do crime em ferramenta de Estado”.
Fruto de uma organização conjunta entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), a Polícia Civil do Estado do Paraná (PCPR) e o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), o encontro reforça o compromisso institucional com a cooperação interagências e o fortalecimento da atuação integrada.
O evento foi realizado na Sede do Ministério Público do Estado do Paraná e na Escola Superior da Polícia Civil do Paraná, reunindo representantes das forças de segurança pública, do Ministério Público e do Poder Judiciário de todo o país.
Temas em destaque
Durante os três dias de programação, foram debatidos temas estratégicos e atuais, como: Cadeia de custódia e vestígios digitais; Uso da inteligência artificial na persecução penal; Recuperação de ativos e gestão patrimonial; Criptoativos e criminalidade econômica; Operações interagências e redes colaborativas; Parcerias com instituições bancárias e plataformas digitais na investigação criminal.
O evento foi direcionado a Delegados das Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas, Promotores de Justiça dos GAECOs e Juízes de Garantias ou de Varas Especializadas em Crime Organizado. De acordo com a Delegada Ana Claudia Medina, o III Encontro Técnico da RENORCRIM consolida-se como um espaço essencial para o intercâmbio de boas práticas, inovação institucional e fortalecimento da resposta estatal ao crime organizado, promovendo uma atuação mais eficaz, coordenada e inteligente em todo o território nacional.
*Com informações da assessoria do MJSP.




LOTERIAS Em MS, 73 apostadores levam quadra acumulada da Mega-Sena
IVINHEMA Programa Minha Casa Minha Vida destina mais de R$ 4 milhões para construir 25 casas populares
IVINHEMA Atleta e empresário de Ivinhema morre após sofrer mal súbito durante prova ciclística em Nova Andradina
Legislativo - MS Vai à redação final projeto que cria diretrizes para promoção da saúde nas escolas estaduais
Câmara de Dourados Câmara de Dourados aprova mudanças na Reurb e vincula Conselho de Saneamento à Semsur
Mato Grosso do Sul Em parceria inédita com Google, Governo de MS vai oferecer inteligência artificial nas escolas e criar CEP Rural
Bataguassu - MS Jovens de Bataguassu terão acesso a cursos técnicos gratuitos com bolsa de R$ 300
Legislativo - MS Famílias recebem 145 escrituras em Angélica e garantem propriedade definitiva dos imóveis
Legislativo - MS II Concurso ALEMS: : Publicado resultado preliminar de heteroidentificação e avaliação indígena Mín. 15° Máx. 18°


