
Localizado a 260 km da capital sul-mato-grossense Campo Grande, o município de Bonito tornou-se conhecido internacionalmente por sua beleza exuberante e como um dos principais roteiros ecológicos do País. A partir da próxima semana, Bonito também passará a receber voos regulares da Latam Airlines, que se junta a Gol e Azul na operação do aeroporto regional.
Com a novidade, o município passa a ser atendido pelas três maiores companhias aéreas brasileiras, ampliando a conectividade de um dos destinos turísticos mais procurados do País. Agora a malha aérea será diversificada com partidas dos três principais aeroportos do Estado de São Paulo: Viracopos, Congonhas e Cumbica, o que deve facilitar o acesso de turistas vindos de diversas regiões do Brasil e do exterior.
A expectativa é de que a movimentação de passageiros no terminal cresça significativamente. De janeiro até 14 de agosto deste ano, já foram contabilizados 38.125 passageiros. Com a chegada da nova frequência da Latam, o Governo de Mato Grosso do Sul projeta que o número ultrapasse os 60 mil até dezembro.
"Agora Bonito se conecta diretamente a Guarulhos, que é o principal ponto de entrada internacional do Brasil", afirma Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur).
Aeroporto passou por ampliação e modernização
Desde que passou a ser administrado pelo governo estadual, em 2018, o Aeroporto de Bonito vem recebendo uma série de investimentos para ampliação e modernização da infraestrutura. De 2023 até agosto de 2025, já foram aplicados R$ 2 milhões em obras de melhoria, manutenção, compra de equipamentos e contratação de serviços técnicos.
O terminal também está em processo de expansão. A área atual, de 783 m², passará para 1.709,88 m², em um projeto estimado em R$ 13 milhões, que visa atender à crescente demanda de passageiros e alinhar a estrutura aos padrões da Anac e do Decea.
O superintendente logístico viário da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Seilog), Derick Machado, destaca a importância estratégica do terminal para o Estado.
"O aeroporto de Bonito é fundamental para o turismo de Mato Grosso do Sul. Com a Latam, passamos a ter conectividade aérea plena com os principais centros do Brasil, e isso é reflexo direto dos investimentos que o Estado vem fazendo nos últimos anos para transformar a infraestrutura da região", explica.
Conforme Machado, além das melhorias físicas, a classificação do aeroporto foi elevada em 2020, saindo da categoria 3C VFR (Visual) para 3C IFR (Instrumento), o que garante maior segurança nas operações e possibilita a recepção de aeronaves maiores, mesmo em condições adversas de tempo.


Região em destaque no turismo nacional
Localizada no sudoeste do Estado, Bonito é o principal ponto de entrada para turistas que desejam explorar o Parque Nacional da Serra da Bodoquena e os atrativos naturais da região, como rios transparentes, cachoeiras e grutas. As novas rotas aéreas devem beneficiar não só a cidade, mas também os municípios vizinhos de Jardim, Miranda e Bodoquena.
Turistas que passaram pelo destino também comemoram a novidade. A secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Danielle Barros, que também preside o Fórum Nacional de Secretários de Cultura, esteve recentemente no município e destacou a importância da nova rota:
"Bonito já é um dos roteiros mais simbólicos do Brasil. Ter uma nova ligação aérea com o Sudeste amplia o alcance do destino e mostra como é possível aliar turismo e conservação ambiental de maneira exemplar".
Em sua primeira visita à cidade, o músico Marcelo Dai, integrante da banda que acompanhou o cantor Samuel Rosa no Festival de Inverno de Bonito ressaltou a importância da região. "Superou tudo o que esperava. E agora, com mais voos, vai ser muito mais fácil voltar com a família. Isso democratiza o acesso a um lugar que é incrível".
Com infraestrutura renovada e novas rotas aéreas, Bonito se consolida como destino turístico de destaque no Brasil, mirando também o público internacional que busca natureza, sustentabilidade e experiências singulares.
Opções de voos disponíveis em Bonito:
Alexsandro Nogueira, Comunicação Seilog
Débora Bordin, Comunicação Fundtur
Mato Grosso do Sul Turismo de MS participa da FITPAR 2025 para fortalecer presença no mercado paraguaio
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul leva turismo, sabores regionais e arte para a ABAV Expo 2025
Turismo Feira Equipotel projeta crescimento de 12% em negócios nos próximos meses Mín. 19° Máx. 21°


