
Campanha que tem como ponto central a prevenção ao suicídio, terá como foco a saúde mental de maneira integral, incluindo a promoção da qualidade de vida, do bem-estar social e emocional

Campanha Setembro Amarelo será aberta hoje à noite, com palestras, na Unigran. Divulgação/Assecom
A Prefeitura de Dourados realiza audiência pública na noite desta segunda-feira para abrir a campanha Setembro Amarelo 2025. Aberto a toda a comunida, o evento será a partir das 19h, no auditório do Bloco 10 da Unigran. Além de falar em prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo em Dourados este ano abordará a saúde mental de maneira integral, incluindo a promoção da qualidade de vida, do bem-estar social e emocional e da construção de ambientes mais saudáveis para todos.
A programação conta com palestras do professor e mestre Carlos Arturo Valiente Filho, coordenador do curso de Psicologia da Unigran, e da psicóloga Cíntia de Souza Neto, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Dourados. Também haverá um painel interativo com profissionais da saúde, da educação, do esporte e da sociedade civil, ampliando o diálogo e a troca de experiências.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico disponibilizado pela Prefeitura de Dourados [ https://forms.gle/tEU7JV28gMUTSrSi7 ] e também e presencialmente, no local da audiência. Acadêmicos e demais participantes receberão certificados, enviados por e-mail institucional após a confirmação de presença.
VIVER MELHOR
Para o prefeito Marçal Filho, a saúde mental deve ser encarada como um compromisso coletivo. “Setembro Amarelo é um convite à empatia e ao cuidado, mas também é um chamado para que construamos juntos uma cidade que ofereça espaços e condições para que as pessoas vivam melhor”, enfatiza.
Marçal relata que a gestão tem investido em praças, quadras, centros comunitários e locais de convivência que incentivem o esporte, as reuniões familiares, as atividades culturais e as ações das secretarias municipais. ”Tudo isso se conecta com o cuidado à saúde emocional de cada cidadão douradense”, avalia o prefeito
Já o coordenador de Direitos Humanos e Cidadania, Luiz Carlos Calado, reforça que a campanha Setembro Amarelo tem como ênfase a prevenção do suicídio, porém, abre espaço para um aprofundamento extenso sobre saúde emocional e mental. “É um movimento mais amplo, que busca valorizar a vida e promover a saúde mental em seu sentido mais pleno”, diz. “Queremos que esse evento inspire práticas cotidianas de acolhimento, solidariedade e promoção de ambientes mais saudáveis”, sugere.
Calado destaca parceria da Unigran para a realização da campanha. “É notável o compromisso da universidade com a comunidade, oferecendo apoio à realização de eventos que contribuem para a reflexão e o fortalecimento das políticas públicas locais”, destaca.
Também são parceiros da Coordenadoria de Direitos Humanos e Cidadania na realização da campanha, as secretarias municipais de Saúde, de Assistência Social, de Educação e de Cultura, além da Fundação Municipal de Esportes (Funed), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Faculdade Anhanguera, Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), o Conselho Municipal de Politicas Publicas sobre Drogas (Comad), a Guarda Municipal e a Câmara Municipal.
SERVIÇO
Audiência pública – Abertura da Campanha Setembro Amarelo
Tema: “Cuidando Vidas com Amor”
Data: 1º de setembro de 2025
Horário: 19h
Local: Auditório do Bloco 10 – Unigran, Dourados (MS)
Inscrições: Gratuitas, online ou no local / forms: https://forms.gle/tEU7JV28gMUTSrSi7
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 21°


