
Programa garante mais segurança e fortalece relação entre forças policiais, estudantes e famílias
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS), por meio do programa Escola Segura, Família Forte, ampliou a atuação da ronda escolar em Mato Grosso do Sul. A partir desta terça-feira (9), o projeto passa a atender também os municípios de Dourados e Ponta Porã, além de Campo Grande, onde já está em funcionamento desde 2017.
Com a expansão, mais 37 escolas estaduais passam a contar com reforço no policiamento e equipes capacitadas, garantindo mais segurança e fortalecendo a relação entre forças policiais, estudantes e famílias.
De acordo com o coordenador do programa, Valson Campos dos Anjos, a ampliação atende a um pedido da própria comunidade escolar. “Durante muitos anos, diretores, professores, alunos, pais e a comunidade em geral sofreram com a violência dentro e no entorno das escolas, o que gerou grande desgaste físico e emocional. A chegada do programa representa um marco para mudar essa realidade”, afirmou.
Valson destaca ainda os resultados já comprovados em Campo Grande: “A relevância do Escola Segura, Família Forte é reconhecida por diretores e pela população. O programa foi premiado em convocatória internacional, com avaliação de impacto ao longo de três anos. Nesse período, verificamos melhora significativa nas notas de Português e Matemática, além da redução da evasão escolar e da violência no entorno das unidades”, completou.
Responsável pelo programa na Capital, o coronel PM Emerson de Almeida Vicente comemorou a ampliação para os municípios do interior: “A chegada a Dourados e Ponta Porã irá revolucionar a interação entre a Segurança Pública e a comunidade escolar, a exemplo do que já ocorre em Campo Grande, onde diariamente há visitas das equipes policiais às escolas estaduais, além de uma comunicação direta e constante por meio de aplicativo de mensagens”, destacou.


Antes da implantação nas novas cidades, foi realizada uma capacitação específica com as Coordenadorias Regionais de Educação, Conselhos Tutelares, diretores e diretores-adjuntos, além dos comandantes das unidades policiais de Dourados e Ponta Porã, com apoio das equipes da Sejusp-MS e da Secretaria de Estado de Educação (SED-MS).
A coordenadora regional de Educação de Dourados, Karina de Cássia Santos Garcia, ressaltou a importância da iniciativa: “A ronda escolar é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar de estudantes e profissionais. Seu trabalho é essencial para prevenir incidentes e promover um ambiente escolar tranquilo e propício ao aprendizado. Além do policiamento, há ações educativas, palestras sobre segurança, uso consciente das redes sociais, respeito mútuo e orientações preventivas. Estamos muito felizes com essa conquista e acreditamos que esses parceiros farão toda a diferença em nossas escolas.”
Em Ponta Porã, a coordenadora regional de Educação, Vera Cruz, também comemorou a chegada do programa: “A partir desta semana, recebemos um grande reforço na segurança das nossas escolas estaduais. Com o Escola Segura, Família Forte, a Ronda Escolar chega como uma importante parceria com a Sejusp e certamente trará ainda mais proteção para nossos alunos.”
Conduzido pela Sejusp-MS, por meio da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), e em parceria com a SED-MS, o Escola Segura, Família Forte nasceu em Campo Grande com o objetivo de integrar e potencializar projetos de prevenção já existentes, como o Proerd, Bom de Bola, Bom na Escola, Banda Mirim, Projeto Reação, Cematran, Projeto Florestinha, Bombeiros do Amanhã, entre outros.
A proposta é oferecer não apenas segurança reforçada, mas também um novo modelo de relacionamento entre a comunidade escolar e as forças de segurança. O patrulhamento escolar é realizado por policiais militares com base em dados de inteligência da Sejusp. Além da vigilância no entorno das escolas durante a entrada e saída dos alunos, o programa promove aproximação com a comunidade escolar e contribui para a redução de conflitos dentro e fora das unidades de ensino.
Comunicação Sejusp
--
Relacionada:
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 21°


