
Uma consulta inédita do Procon Mato Grosso do Sul, promovida pelo Colegiado Nacional de Procons Estaduais, revelou que 96,7% das pessoas ouvidas no Estado declaram conhecer o CDC (Código de Defesa do Consumidor). A maioria declara ter "bastante" (30,5%) ou "algum" conhecimento (35,6%) sobre a legislação.
“Os dados mostram que as pessoas sabem que o Código de Defesa do Consumidor existe e mais de 80% consideram a lei muito importante, mas ainda é necessário ampliar a educação para o consumo para que todos possam fazer valer os seus direitos”, pontua o secretário-executivo do Procon Mato Grosso do Sul, Angelo Motti.
O levantamento, realizado de forma digital entre os dias 6 e 9 de setembro, contou com a participação de 122 pessoas no estado. Destas, 35,35% conseguiram resolver seu problema de consumo com o fornecedor, 73,91% tiveram sua demanda solucionada com a intervenção do Procon e 97,37% declaram que recomendariam o atendimento da instituição a um familiar ou amigo.
Panorama ampliado
A consulta pública, realizada em todo o país, contou com a participação de 1.252 pessoas. Os dados nacionais revelam que apenas 38% dos respondentes conseguiram resolver o problema diretamente com a empresa, cerca de 58% utilizaram plataformas digitais públicas ou privadas para o registro da queixa e 74% tiveram seu problema resolvido após a intervenção do Procon.
No cenário nacional, 86% dos entrevistados afirmaram conhecer o CDC, enquanto 67% relatam ter “bastante” ou “algum” conhecimento sobre seus direitos.
“Os números mostram que o brasileiro está atento aos seus direitos e valoriza os mecanismos de proteção criados pelo CDC. Assim, a criação do Colegiado Nacional de Procons Estaduais é um passo decisivo para fortalecer essa relação com a sociedade, na medida em que amplia o diálogo com órgãos reguladores, o parlamento e, na outra ponta, os Procons municipais”, destaca o presidente do colegiado e diretor executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho.
O Procon Mato Grosso do Sul, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), ocupa a secretaria executiva do Colegiado Nacional de Procons Estaduais. As ações promovidas por esse fórum visam fortalecer o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e ampliar a integração entre as instituições estaduais e municipais.
Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Foto: Kleber Clajus/ProconMS/Arquivo
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 21°


