
Iniciativa inovadora que acontece das 9h às 16h através do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Dourados garante praticidade e segurança para tutores e animais de estimação

População contará com agilidade e praticidade para vacinar o animal na Prefeitura de Dourados- Fotos: A.Frota
A Prefeitura de Dourados realiza neste sábado (13), por meio do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), o drive-thru de vacinação antirrábica “Latemia”, uma iniciativa inovadora com foco em prevenção em saúde. A ação acontece das 9h às 16h e as equipes irão vacinar os cães e gatos, no interior do veículo dos tutores.
Dourados segue a mobilização estadual do Governo de Mato Grosso do Sul, que intensifica as atividades de vacinação antirrábica, com foco em ampliar o acesso às doses e proteger os animais e, os humanos, pois a raiva é uma doença fatal e além de contagiar os ‘pets’ é transmissível aos seres humanos.
Conforme a coordenadora do CCZ, Priscila da Silva, o drive-thru será uma maneira prática de imunizar os animais, gerando comodidade aos mesmos e aos tutores. “ O objetivo é facilitar, dar mais agilidade a esse atendimento à população, para que os tutores dos ‘pets’ possam levá-los para vacinar com maior comodidade, deixando o seu animalzinho mais tranquilo, não precisando descer do carro”, destacou.
A indicação é vacinar cães e gatos, a partir de três meses de idade, anualmente. A vacina é segura e essencial, mas deve ser adiada em casos de doença, febre, infecção, diarreia intensa ou quando o animal estiver em tratamento com corticoides ou imunossupressores. Durante o “Latemia”, além das equipes do CCZ estarão presentes equipes da Guarda Municipal e da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) para orientar os condutores.
A coordenadora do CCZ, Priscila da Silva, destaca ainda que as equipes estão muito otimistas, diante da ação direcionada juntamente ao prefeito Marçal Filho, para atingir o maior número de animais vacinados possível. “Nós estamos muito otimistas com esse diferencial estruturado na administração, com aval do prefeito Marçal Filho e é muito importante lembrar que a raiva, é uma doença letal, com 100% de letalidade, atinge os animais e os humanos e a gente precisa se prevenir possamos manter os índices em Dourados, que não casos registrados da doença”, ponderou.
Além do drive-thru “Latemia”, Dourados mantém pontos de vacinação ‘extramuro’, durante todo o mês de setembro, em pontos estratégicos do município como empresas, supermercados e instituições públicas. Acompanhe os canais oficiais da prefeitura e saiba detalhes da programação divulgada semanalmente.
ORIENTAÇÕES GERAIS
Transporte e segurança
Leve seu animal com coleira.
Gatos devem estar em caixas de transporte e, se possível, também com coleira e guia, para evitar fugas.
Cães agressivos devem usar focinheira.
Regras
O tutor deve ser maior de 18 anos.
Não é permitida a vacinação de animais com menos de 3 meses de idade.
Não pode haver doação de doses de vacina a terceiros.
Vacinadores não estão autorizados a vacinar fora do posto de atendimento.
Vacinação domiciliar
Pessoas com 10 ou mais animais em casa podem solicitar a vacinação em domicílio fora do período da campanha, por meio do WhatsApp 67 99960-9028.
Outras recomendações úteis
Evite levar mais de dois animais por pessoa, sempre que possível.
Em dias quentes, leve água e mantenha seu pet hidratado durante a fila.
Animais doentes ou em tratamento devem ser avaliados previamente por um médico veterinário antes da vacinação.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 21°


