
Durante a sessão plenária da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), nesta quinta-feira (18), o deputado estadual Coronel David (PL) apresentou duas indicações voltadas ao fortalecimento e à valorização das forças de segurança do estado. A primeira proposta trata da criação do Regime Especial de Trabalho, que prevê a possibilidade dos militares estaduais (policiais e bombeiros) atuarem em atividades extras, durante seus períodos de folga, de forma remunerada e regulamentada.
Segundo o parlamentar, a medida busca racionalizar o emprego do efetivo e evitar o chamado “bico”, que é o trabalho informal para complementação de renda; além de ampliar a presença dos profissionais em ações de segurança pública, sem necessidade de novas incorporações que onerem a previdência estadual.
De acordo com a minuta apresentada, a jornada especial de trabalho terá duração máxima de oito horas por jornada, respeitando o descanso mínimo de 12 horas, e estará limitado a 80 horas mensais por profissional. O valor da indenização será definido pelo Executivo, com base na UFERMS (Unidades Fiscais de Referência).
Violência Doméstica
Já a segunda indicação de Coronel David sugere a majoração da verba indenizatória paga aos policiais civis que aderirem ao Programa MS Acolhe e Protege, instituído pelo Decreto nº 16.669 de 2025. Atualmente fixada em R$ 200 por 12 horas de atuação. O programa reforça as investigações de casos de violência doméstica e o atendimento a mulheres, crianças e adolescentes em Campo Grande e Dourados.
Segundo o deputado, a medida atende a uma demanda apresentada pelo Sindicato dos Policiais Civis e tem como objetivo valorizar o trabalho desses profissionais, estimulando a adesão voluntária e garantindo melhores resultados na proteção às vítimas.
Ao defender as indicações, Coronel David destacou que ambas as propostas dialogam diretamente com a necessidade de ampliar a eficiência da segurança pública em Mato Grosso do Sul sem comprometer as finanças estaduais, ao mesmo tempo em que reforçam a valorização dos profissionais que atuam na linha de frente.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 20° Máx. 24°


