
Entre risadas e novas descobertas, 53 crianças da Comunidade Quilombola Furnas do Dionízio, de Jaraguari, viveram nesta quinta-feira (18) uma experiência inesquecível na Cidade Escola de Trânsito – o Detranzinho. A visita faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito e trouxe para os pequenos a chance de aprender, de forma lúdica e divertida, sobre a importância de respeitar as regras de trânsito e segurança nas ruas.

O encantamento estava estampado nos rostos curiosos. A cada nova atividade proposta pelos monitores, da travessia na faixa de pedestres ao pedal pelas mini ruas sinalizadas, o aprendizado se transformava em alegria.
Para o professor Rafael Bispo, a vivência ultrapassa o conteúdo escolar e alcança o dia a dia da comunidade. “Para eles é muito importante essa conscientização. Como nossa realidade é rural, muitas vezes sem capacete, as vivências deles são totalmente diferentes. É nosso papel como escola, como missão, ensinar e conscientizar. Essa ação é bem interessante, muito importante mesmo para o aprendizado deles”, destacou.

O estudante Rhaecken Oliveira, de 10 anos, representou os colegas ao falar sobre a visita. “Essa manhã representa sobre nosso trânsito, que é muito importante nós aprendermos, porque sem a segurança muitos acidentes graves podem acontecer. Foi uma manhã diferente e legal, pois eu aprendi sobre trânsito e regras do que pode e o que não pode fazer no trânsito”, contou animado.

Sentados no banquinho da mini cidade, seus pais, Neide e Ailton, aguardavam o término das atividades. A família tinha planos especiais para o dia: levar Rhaecken e a irmã, que faz aniversário hoje, para comemorar com um passeio ao cinema. “É muito gratificante, porque é muito importante eles saberem as regras de trânsito certinho. Já é um desenvolvimento para o futuro. Estamos felizes por essa oportunidade”, disseram.
Durante a Semana Nacional do Trânsito, o Detranzinho priorizou atividades com crianças de escolas do interior. Além dos estudantes de Furnas do Dionísio, também recebem a experiência alunos de Anaurilândia, Naviraí e Ribas do Rio Pardo. Mais do que ensinar regras, cada encontro planta sementes de cidadania, respeito e cuidado com a vida.



Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 19° Máx. 21°


