
Desta segunda, até sábado, a Escola Pública de Trânsito da Agetran, em parceria com o Grupo Rede Unidos pela Vida, fará abordagens com panfletagem e palestras visando à conscientização para um trânsito mais seguro

Equipe da Agência Municipal de Transporte e Trânsito realizou uma ação de orientação sobre o trânsito na Prefeitura de Dourados. Fotos: A. Frota
Aberta na quinta-feira (18) com o programa Agetran na Escola e reinauguração da Pista de Trânsito, na Escola Aurora Pedroso de Camargo, a Semana Nacional do Trânsito segue com várias atividades no decorrer desta semana em Dourados, com encerramento no sábado, dia 27. As ações educativas são desenvolvidas pela Escola Pública de Trânsito ‘José Elias Moreira’, da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), em parcerias com outras instituições que formam o Grupo Rede Unidos pela Vida.
Na manhã desta segunda-feira, a equipe da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) realizou uma ação de orientação sobre o trânsito na Prefeitura de Dourados. A atividade faz parte da Semana Nacional de Trânsito, estabelecida pelo Contran e que conta com a participação de órgãos federais, estaduais e municipais em todo o país.
Márcia Nonato, da Escola Pública de Trânsito (EPT) ‘José Elias Moreira’, explica que a ação tem como objetivo reforçar a importância da segurança no deslocamento dos servidores, “tanto no trajeto de casa para o trabalho quanto para aqueles que utilizam veículos da frota da Prefeitura diariamente”.
Em 2025, a campanha traz o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, com foco especial na velocidade dos veículos. “A proposta é chamar a atenção para a prudência, capaz de transformar o comportamento dos condutores e reduzir os sinistros no trânsito”, enfatiza a responsável pela EPT da Agetran.
A programação prossegue na terça (23), às 7h, na Avenida José Roberto Teixeira, com abordagem a ciclistas, com propósito de conscientização quanto ao uso da ciclovia. Na quarta (24), também às 7h, haverá panfletagem e adesivagem de motos, na Avenida Guaicurus, em frente ao quartel do Exército, com abordagem a motociclistas, visando à conscientização quanto a segurança no trânsito. Às 19h a abordagem será na Igreja Nossa Senhora Aparecida, do BNH 4º Plano, antes do início da missa.
Na quinta-feira (25), às 8h, o projeto Agetran na Escola vai para a Escola Dom Aquino Corrêa, no distrito do Panambi, com a ação educativa “Pequenos no tamanho, grandes no trânsito”, voltado à orientação das crianças sobre regras para o trânsito seguro.
O encerramento da Semana Nacional do Trânsito será no sábado, dia 27, com a 2ª Passeata pela Vida. Haverá ações alusivas ao Setembro Amarelo e à redução de vítimas de sinistros de trânsito, despertando e chamando a atenção pela vida. A concentração terá início às 8h, em frente ao Shopping Avenida Center, seguida de passeata pela Avenida Marcelino Pires, até a Praça Antonio João.
CTB
A Semana Nacional do Trânsito é realizada desde 1997, quando foi instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem como objetivo reforçar a importância da educação, da conscientização e da responsabilidade de todos no trânsito. Ao longo dos anos, a data passou a ser um marco não apenas de campanhas educativas, mas também de reflexão sobre o papel da sociedade na construção de um trânsito mais seguro.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 20° Máx. 24°


