A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza, nesta terça-feira (23), por proposição do deputado Roberto Hashioka (União), sessão solene para entrega da Medalha do Mérito da Juventude Anderson Barão e Luiz Torchetti. O evento, alusivo à Semana da Juventude, tem início às 19h no Plenário Deputado Júlio Maia, na Casa de Leis, e 27 pessoas devem receber a honraria.
A inclusão do nome Luiz Torchetti na Medalha do Mérito da Juventude foi proposta pelo deputado Roberto Hashioka em alteração da Resolução 71/2015 , que instituiu a honraria. Conforme a proposição de Hashioka, os homenageados são indicados pelo Conselho Estadual da Juventude de Mato Grosso do Sul (Conjuv-MS). Anteriormente, outra mudança, de autoria do deputado Jamilson Name (PSDB) acrescentou o nome de Anderson Barão à Medalha.
De acordo com Hashioka, a alteração do nome da honraria foi solicitada pela Conjuv-MS “e se deve à grande contribuição que o jovem Luiz Torchetti realizou ao longo dos anos em favor da juventude sul-mato-grossense”. Entre outras atividades, Torchetti fundou o Centro Acadêmico de Psicologia e a Atlética de Psicologia da Uniderp, e foi 1º secretário do Diretório Central dos Estudantes na mesma universidade. Luiz Torchetti faleceu na data de 3 de agosto de 2025, vítima de acidente de trânsito.
Já Anderson Barão, ator e locutor, foi presidente da União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso do Sul (UEE-MS), presidente do CALUFE, atualmente nominado CARFCentro Acadêmico de Direito da UNIDERP “Roberto Fauri”, e presidente da JPSDB, no período de 2013 a 2015”. Ele faleceu no dia 19 de agosto de 2022, em Campo Grande, vítima de câncer no intestino.
Mín. 14° Máx. 33°