
Ação educativa da Agetran distribuiu nesta terça-feira panfletos para ciclistas em ciclovias e ciclofaixas, com participação do prefeito Marçal Filho, durante a Semana Nacional do Trânsito

Agentes de trânsito distribuíram panfletos educativos e prestaram orientações sobre condutas seguras no tráfego urbano. Foto: A. Frota
Como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, a Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), realizou nesta terça-feira (23) uma ação de conscientização voltada a ciclistas. A atividade ocorreu na ciclovia da rua José Roberto Teixeira, no Jardim Flórida, e na ciclofaixa da rua Ediberto Celestino de Oliveira, no Jardim Santo André. Durante a iniciativa, agentes de trânsito distribuíram panfletos educativos e prestaram orientações sobre condutas seguras no tráfego urbano.
O prefeito Marçal Filho acompanhou pessoalmente a ação, utilizando bicicleta para interagir com os ciclistas. “É preciso que todos respeitem as leis de trânsito”, enfatizou. “Veículos e motociclistas devem proteger os ciclistas, que são mais vulneráveis”, prosseguiu o prefeito. “Mas os ciclistas também precisam estar atentos e respeitar as regras de circulação”, ressaltou. “Além disso, andar de bicicleta faz bem para a saúde e deve ser feito sempre em ciclovias e ciclofaixas quando houver, garantindo mais segurança”, concluiu Marçal Filho.
A coordenadora de Educação para o Trânsito da Agetran, Miriam Hübner, explicou que a campanha reforça orientações importantes para os ciclistas, como não pedalar nas calçadas, evitar circular no meio da via, sinalizar com as mãos ao atravessar, utilizar roupas claras, manter a bicicleta equipada com sinalização luminosa e respeitar as regras gerais do trânsito.
O material educativo distribuído também alertou sobre a responsabilidade dos condutores. Veículos de maior porte, como carros e caminhões, devem redobrar a atenção em relação aos menores, como bicicletas e motos. Já os motorizados têm obrigação de proteger os não motorizados, como ciclistas e pedestres.
Valdemar Marques de Assunção, de 71 anos, foi parado durante a blitz. Ciclista há mais de seis décadas, elogiou a iniciativa e reforçou a importância do cuidado no dia a dia. “A gente tem que estar muito atento, até porque a quantidade de carros e motos é muito grande”, ressaltou. “Eu sempre tomo cuidado”, afirmou.
Programação
As ações da Semana Nacional do Trânsito em Dourados começaram na semana passada e seguem até o próximo sábado (27). Na quarta-feira (24), haverá panfletagem e adesivagem de motos na Avenida Guaicurus, em frente ao quartel do Exército, a partir das 7h, e à noite, às 19h, a ação será na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no BNH 4º Plano. Na quinta-feira (25), o projeto Agetran na Escola chega à Escola Dom Aquino Corrêa, no distrito de Panambi, com a atividade “Pequenos no tamanho, grandes no trânsito”, voltada à orientação de crianças.
O encerramento ocorre no sábado (27), com a 2ª Passeata pela Vida, que terá início às 8h em frente ao Shopping Avenida Center e seguirá pela Avenida Marcelino Pires até a Praça Antônio João, reunindo ações alusivas ao Setembro Amarelo e à redução de vítimas de sinistros de trânsito.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 20° Máx. 24°


