
Nesta terça-feira (23), começou a tramitar a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 244/2025 , do Ministério Público Estadual (MPMS), que altera a Lei nº 4.134, de 6 de dezembro de 2011, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.
A proposta ajusta regras sobre remuneração e benefícios. Entre as mudanças, está a possibilidade de o servidor efetivo nomeado para cargo em comissão optar entre receber integralmente o salário do cargo comissionado ou manter o vencimento e vantagens do cargo efetivo acrescidos da gratificação pelo exercício da função.
Conforme o texto, há redefinições percentuais e condições para pagamento de gratificações. As gratificações de periculosidade e insalubridade poderão chegar até 15% do vencimento para atividades que envolvam riscos ou exposição a agentes nocivos à saúde. A penosidade também terá limite de 15% para trabalhos que gerem desgaste físico, mental ou visual, especialmente quando realizados em esforço contínuo ou em horário noturno. O serviço extraordinário poderá receber adicional de 25% para até duas horas diárias, desde que autorizado pelo Procurador-Geral de Justiça. Já os encargos especiais poderão alcançar até 50% para atividades fora das atribuições habituais, como a atuação em cursos de treinamento ou grupos de trabalho. Por fim, a gratificação de diligência corresponderá a 10% sobre o vencimento básico para os servidores designados a realizar diligências necessárias ao andamento de processos.
O projeto atualiza o Anexo V da lei original e revoga dois incisos do artigo 31.
Mato Grosso do Sul Frente fria traz tempestades, ventania e queda de temperatura
Mato Grosso do Sul Robótica transforma a aprendizagem nas escolas de MS
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul tem média de um feminicídio a cada nove dias em 2025
Legislativo - MS Programa de recuperação de empresas e outras 12 propostas serão votadas hoje
Mato Grosso do Sul Funtrab promove Feirão da Empregabilidade no Estado em comemoração aos 50 anos do SINE
Mato Grosso do Sul Com energia solar, Ceasa-MS reafirma compromisso com a sustentabilidade e economia
Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho apresenta avanços em infraestrutura aeroportuária em evento de logística em São Paulo
Mato Grosso do Sul TRF3 instala Turma Regional de Mato Grosso do Sul e fortalece acesso à Justiça Federal no Estado
Legislativo - MS Paulo Corrêa discute regulamentação de vans escolares na fronteira entre Brasil e Paraguai Mín. 20° Máx. 24°


